O prefeito Rogério Cruz afirmou nesta terça-feira (3) que copiou do senador Vanderlan Cardoso a ideia de cancelar o contrato de empréstimo de R$ 780 milhões com a Caixa Econômica Federal.
O senador, até mesmo antes da campanha eleitoral, disse que o acordo com o banco estatal era danoso aos cofres do Paço. Cruz pontuou que, baseado nesse alerta, verificou todos os mecanismos e concluiu que o melhor seria encerrar o contrato.
“De fato, foi algo que copiei de vossa excelência. O senhor colocou a importância do cuidado com esse contrato. Muitas observações foram feitas e não tive confiança para renovar o contrato”, destacou.
Vanderlan explicou que fez um levantamento de juros e correção que estavam presentes no contrato e constatou que o empréstimo poderia prejudicar a saúde financeira da capital. “São recursos vultosos que poderiam comprometer o futuro financeiro da prefeitura de Goiânia. Isso não quer dizer que o prefeito Iris é um mau administrador. Acho que foi muito mal orientado”, afirmou.
O senador pontuou que encontrou, à época, uma diferença de R$ 150 milhões em valores de juros.
O prefeito Rogério Cruz disse ainda que não se arrepende do cancelamento do contrato e garante que há recursos para concluir as obras em andamento. “Foi uma decisão assertiva. Olhando os fatos, o senhor vinha colocando a questão dos juros e correções aplicados nesses empréstimos. As obras continuam. Aquelas que precisarem do apoio financeiro da prefeitura, nós faremos. Não estamos tendo dificuldade de conseguir apoio dos nossos deputados federais e senadores”, asseverou.