Publicidade
Cidades
| Em 2 anos atrás

Rogério Cruz diz que burocracia em licitação dificulta andamento de obras

Compartilhar

Goiânia conta hoje com várias obras em andamento e algumas até mesmo com atraso nas entregas porque precisaram ser adiadas. De acordo com Rogério Cruz, a prefeitura está retomando as obras pela capital com ”muita dificuldade” por burocracia na parte de licitações.

É um absurdo. A frustração que eu tenho hoje são essas questões de decisões e licitações de obras, disse Rogério Cruz em entrevista ao Diário de Goiás.

De acordo com o prefeito para o gestor fazer o destrato de um contrato, demora em média de oito meses até 1 ano. E muitas vezes, segundo Rogério, uma empresa assume uma obra e por não ter condições de prosseguir acaba abandonando.

Publicidade

”Fiquei feliz quando citaram que haveria mudança na lei de licitação. Hoje você licita uma obra e a empresa que vence as vezes não tem condição de fazer aquela obra, ela depende dos cofres públicos, enquanto existem outras empresas que já tem o dinheiro para investir e depois a prefeitura devolve para ela. E acontece muito, a empresa assume a obra e depois por não ter condições vem cobrar a prefeitura fora do contrato, a prefeitura ver que não vai dar para negociar e a empresa acaba abandonando a obra”, afirma Rogério Cruz.

Publicidade

De acordo com Rogério a atual gestão não ”olha partido” e a prefeitura acompanha programas de governo. ”Obras é programa de governo, é essencial para a cidade. Eu acredito muito que todo governo que começa uma obra, ele não iniciou apenas por interesse, ele iniciou porque havia um projeto e porque há uma necessidade”, destaca.

Rogério Cruz destaca as obras que foram deixadas ainda na gestão do ex-prefeito Iris Rezende as quais o emedebista não teve tempo para concluí-las. ”Assim concluímos como Viaduto da Moda, o Complexo Jamel Cecílio, o Viaduto da Enel, estamos concluindo também agora até o final do ano a Praça do Trabalhador, concluímos também o Terminal Isidória e a entrega do Viaduto Iris Rezende Machado, que faz parte do BRT”, completa.

Publicidade

Segundo o gestor muitas obras que foram retomadas são obras abandonadas há dez anos, e deixadas por gestões anteriores. Portanto, Cruz afirma que a prefeitura está retomando as obras com muita dificuldade porque com algumas empresas a prefeitura ainda não tinha feito o destrato, enquanto com outras conseguiu reaver o contrato para poder dar continuidade nas obras.

Publicidade

Nos dois primeiros anos de gestão, Rogério Cruz destaca, por outro lado, que é uma alegria poder entregar obras que já foram concluídas, e o gestor ainda garante que a partir de 2023 a prefeitura realizará muitas outras pela capital, com execuções de obras relacionadas a infraestrutura, mobilidade, saúde e educação.

”Neste terceiro ano de gestão, em 2023 e 2024, teremos grandes oportunidades de mostrar as pessoas para que estamos aqui, por quem estamos aqui. Serão projetos interessantes para a população goianiense”, conclui.

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.