Publicidade
Política
| Em 4 anos atrás

Vilela coloca fundador do Movimento Acredito no Escritório de Prioridades Estratégicas

Compartilhar

A equipe do prefeito Maguito Vilela (MDB) foi buscar no movimento Acredito, o engenheiro goianiense José Frederico Lyra Netto para o recém criado Escritório de Prioridades Estratégicas, pasta com status de secretaria e que é uma das novidades da reforma administrativa aprovada pela Câmara dos Vereadores na nova gestão da prefeitura de Goiânia. Modernizar, desburocratizar e otimizar os processos no Paço Municipal são algumas das missões que Zé Frederico terá, e assim, refletir na vida dos moradores da capital. “Oferecer uma cidade que faça sentido para os cidadãos”, destaca o novo secretário em entrevista ao Diário de Goiás concedida neste sábado (02/01).

Frederico explica quais serão seus objetivos à frente da pasta e as missões que a nova secretaria terá ao longo da gestão de Vilela. “O primeiro é desenhar, monitorar e acompanhar a carteira de projetos da Prefeitura. Imagine uma carteira de trabalhos de várias áreas, do meio-ambiente, a desenvolvimento econômico passando por saúde e educação. O desenho dessa carteira, a apresentação e a gestão dela para que as coisas aconteçam ficam com esse Escritório de Prioridades”, destaca. 

Um dos outros objetivos é buscar soluções entre as pastas fazendo um trabalho bastante sinérgico com outros secretários. “Para além de planejar, algumas das iniciativas mais prioritárias de grande impacto ou de grande relevância, essa pasta vai tocar mesmo. A gente pegar projetos mais inovadores, que seriam intersetoriais e envolvem mais de uma secretaria. Essa secretaria vai de fato desenvolver, vão ser poucos, mas alguns de fato, ela vai tocar”. Ele reforça que nada é novo e que o modelo já é adotado em outros lugares.  “Isso acontece em outros eventos fora de Goiás e a gente acaba bebendo um pouco da água desses eventos.”

Publicidade

Zé Frederico é um dos fundadores do movimento Acredito

Nada de achismo na gestão pública

Outro ponto de destaque que Zé Frederico terá à frente da pasta é não deixar que nenhuma ideia, plano ou projeto seja norteado pelos ‘achismos nossos de cada dia’. Tudo deverá ser embasado, estudado e planejado. Daí, um dos elementos principais para não deixar que recursos públicos sejam esvaídos em situações desnecessárias.

Publicidade

“É muito comum se tomar decisão de política pública com base em achismo, com base no que a gente acha, mas a forma que mais impacta a vida das pessoas para o bem, é você olhar para as evidências, as defesas científicas sobre cada assunto. Uma coisa que a gente vai fazer é organizar vários dados e fazer a avaliação das políticas públicas: “o que está certo, o que está errado?”, avaliar os programas, porque a gente não tem nem recurso para ficar desperdiçando e nem tempo”, destacou.

Publicidade


A ideia da pasta é otimizar os serviços públicos desburocratizando-os e isso possa chegar na ponta, com a população goianiense sentindo de forma positiva essas decisões. “Vamos trabalhar com modernização e desburocratização. Quando a gente pensa em processo, pensamos muito em processo interno que é importante também, mas vamos pensar num processo que chegue no cidadão. Processo que pode ser para empreender, conseguir alguma licença, tem vários possíveis processos. Essa secretaria vai ficar com parte rendição de processos para tentar desburocratizar a vida das pessoas.”

Na expectativa de um bom trabalho

Publicidade

Netto foi anunciado novo secretário da equipe de Maguito Vilela pelo prefeito em exercício Rogério Cruz (Republicanos) ainda na manhã deste sábado. Há algumas semanas, ele recebeu uma ligação da equipe de transição e as conversas em torno da possibilidade de assumir a pasta. “Participei de todo um processo, um processo do time de transição fazer o convite, entender se fazia sentido para os dois lados. Isso foi passado para o prefeito eleito, Maguito que está se recuperando bem, com alguns momentos de consciência, ter a validação dele e também com o atual prefeito em exercício Rogério Cruz”, explica. 

Zé Frederico largou um programa de Trainee numa grande empresa em São Paulo para ir a uma cidadezinha com aproximadamente 10 mil habitantes no interior do Tocantins. Em Araguaçu, confirmou que fazer gestão pública era sua paixão e aí partiu para Havard fazer seu mestrado em Políticas Públicas. Também foi à Oxford na Inglaterra fazer um curso executivo de Integridade e Valores. Se preparou e retornou ao Brasil. Entre Goiânia e Brasília atuou como superintendente de Programas Especiais do Governo do Estado de Goiás na Educação. No Senado Federal atuou até este sábado (02/11) como chefe de um Gabinete Compartilhado do Congresso Nacional. 

“Foi o primeiro gabinete compartilhado da história do Congresso. Parece uma ideia boba  mas nunca ninguém tinha feito. Tinha o senador Alessandro [Vieira, Cidadania], a Tábata Amaral [PDT] e o Felipe Rigoni [PSB] e a gente fez esse gabinete conjunto, embora eles forem de partidos diferentes e eu era chefe de gabinete deste grupo até hoje [sábado, 02/01]”, destacou.

Ao lado de Tabata Amaral foi um dos fundadores do Movimento Acredito, mas sua atuação na biografia em torno de atuação sócio-política vai além dele. “Fui por dois anos consultor sênior na Falconi, que é talvez a principal consultoria brasileira de gestão. E eu sou co-fundador de algumas organizações e talvez as principais, uma chamada Vetor Brasil, que é uma organização que eu também sou conselheiro que a gente aloca jovens no governo Brasil a fora, numa ideia de por uma moçada para ajudar nos governos”. Ele também é conselheiro e voluntário no UniãoGO, movimento que atua no fortalecimento de pessoas em vulnerabilidade em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Confiante na gestão Maguito

Zé Frederico está confiante que ajudará Maguito Vilela a realizar uma boa gestão na capital goianiense. “Estou convicto que ele vai se recuperar e fará uma boa administração”, pontuou. “Eu sou uma pessoa muito otimista, tô no time, tô com esse desafio, eu sinto que a gente vai ter muitos projetos e inovadores em Goiânia. Tô otimista com o que a gente está preparando para Goiânia”.

Mesmo nunca tendo visto o prefeito eleito e sendo contratado pela equipe de transição, o novo secretário acredita que irá continuar na equipe após a recuperação do prefeito licenciado do cargo. “Uma vez que ele chegar lá, ele pode querer trocar os secretários. Acho que isso faz parte. Mas eu tô tranquilo porque os nossos nomes chegaram nele, mas mais do que isso, o que eu entendi foi que o time de transição tentou desenhar uma estrutura e fazer um time que fizesse sentido com o perfil dele. Eu entendi que eles fizeram o máximo possível de montar um time que se aproximasse do perfil do Maguito”, concluiu. 

Em 2017, Zé Frederico se encontrou com Obama

Encontro com presidente norte-americano

Tamanho é o envolvimento do novo secretário em movimentos sócio-políticos que José Frederico conseguiu, há quase quatro anos, um encontro com uma das principais lideranças políticas mundiais: o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Netto destaca que foi um dos momentos mais marcantes em sua vida.

“Em 2017, o ex-presidente norte-americano veio para o Brasil dar uma palestra e a Fundação Obama selecionou 11 jovens para uma conversa com eles. Fui um goiano selecionado e foi um encontro para a vida. Me marcou bastante”, rememorou. A reunião com o democrata norte-americano também contou com a presença de Tábata Amaral, colega de fundação do Acredito.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.