O prefeito Paulo do Vale decretou nesta segunda-feira (16) situação de emergência em saúde pública em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. A cidade tem dois casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Na prática, o decreto cria um Centro de Operações de Registro em Saúde, que coordenará o monitoramento da situação. As aulas na cidade estão suspensas, bem como atividades esportivas em centros de iniciação e centros de convivência de idosos.
O decreto proíbe a realiza de qualquer evento, público ou privado, que gere aglomeração sem que seja possível manter distância mínima para evitar contágio. O prazo da medida vale, inicialmente, por 30 dias.
Festas familiares e atividades esportivas coletivas não devem ser realizadas nos próximos 15 dias, de acordo com a recomendação da prefeitura.
Rio Verde é a terceira cidade goiana a decretar emergência em saúde pública. Goiânia e Anápolis, ambas com casos confirmados de Covid-19, também o fizeram. O decreto anapolino será publicado nesta terça-feira (17).