A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, nesta sexta-feira (6), o segundo caso de infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com a pasta, a paciente tem 52 anos e mora na capital. Ela tinha sintomas de quadro viral desde que retornou de viagem à Itália, na última quarta-feira (4). O primeiro caso foi confirmado na quinta-feira (5), em uma moradora de Barra Mansa, no sul do estado, que também viajou para a Itália.
A paciente da capital deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela SES em parceria com a Vigilância municipal. A paciente, que reside sozinha, está em isolamento domiciliar.
“É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, disse o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, em nota.
Nesta sexta, o Ministério da Saúde havia confirmado 13 casos no Brasil, sendo 10 em São Paulo, um na Bahia, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Este será o 14º caso. Ainda há uma paciente em Brasília que testou positivo em exame preliminar.