Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Revitalização da Praça Cívica será entregue neste sábado

Compartilhar

Depois de quase oito meses de intervenções a Praça Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica será inaugurada neste sábado 24).

Nesta sexta-feira (23), trabalhadores corriam contra o tempo para tentar entregar o máximo possível da obra. Alguns realizavam o plantio da grama e de outras vegetações de jardim. Os responsáveis pela limpeza jogavam água para remover a areia que ainda estava no chão.

Publicidade

Pedras Portuguesas ainda estavam sendo assentadas, principalmente na parte onde funcionava a antiga prefeitura, que foi demolido.

Publicidade

Programação

Publicidade

O esforço dos trabalhadores é devido à inauguração da nova praça cívica, agora não mais um grande estacionamento, mas sim um espaço destinado a cultura e lazer no centro da capital.

Está previsto um passeio ciclístico às 15h30min, em que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia sairá do Parque Areião e chegará a Praça Cívica.

Publicidade

A partir das 17 horas está programada uma série de atividades, com a entrega da requalificação, apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Coro Sinfônico, missa em homenagem a capital, show pirotécnico e corte do bolo de 82 metros, em alusão aos 82 anos da cidade.

Conclusão

As obras iniciadas no dia 2 de fevereiro ainda devem continuar isto porque mesmo com a inauguração parte da obra ainda não foi concluída, mesmo com o esforço dos trabalhadores.

Até o início da noite desta sexta-feira (23), as fontes luminosas ainda não haviam sido instaladas. Parte do piso estava sem as pedras portuguesas.

O relógio de sol que ficava próximo às bandeiras do Brasil, Goiás e Goiânia ainda não havia sido recolocado. As próprias bandeiras não foram colocadas.

Os quiosques construídos para vendas de lanches ainda não estão prontos.

Histórico

A Praça Cívica surgiu junto com Goiânia, nos primeiro anos da década de 1930. Foi grande palco de manifestações populares, por exemplo, o protesto em 26 de novembro de 1964 para manter o então governador Mauro Borges no poder.

Na ocasião, o povo cercou a Praça Cívica para presenciar e protestar contra a intervenção militar que tirava Mauro Borges do governo.

Outro fato marcante na Praça Cívica, o comício para as Diretas Já em julho de 1983, em que milhares de goianienses marcaram presença no local.

Publicidade