Não só foi a imprensa espanhola que viu com maus olhos a ida de Neymar ao Paris Saint-Germain. Nesta segunda-feira (4), a revista inglesa FourFourTwo publicou um ranking com as piores transferências na Europa, incluindo o brasileiro ex-Barcelona e também o volante Paulinho, que agora irá jogar no clube catalão.
A revista, que colocou Neymar em 7º colocado, questionou a negociação, que acabou inflacionou o mercado da bola. “O brasileiro é incontestavelmente um dos melhores jogadores do mundo, mas sua transferência constituiu pontos negativos -e seus efeitos prejudiciais têm sido significativos. A única resposta gerenciável é encolher os ombros com tristeza, e depois murmurar algo inaudível sobre vendas de roupas e presença de mídia social.”
Na segunda posição da lista, a ida de Paulinho ao Barcelona não foi questionada necessariamente pelo seu mau desempenho no Tottenham, e sim por uma junção de três fatores. “Esqueça os preconceitos sobre Paulinho com base em seu tempo decepcionante na Inglaterra e apenas considere os detalhes brutos: ele tem 29 anos, jogou no Campeonato Chincês e custou 40 milhões de euros ao Barcelona”.
A lista não levou em consideração apenas jogadores que tecnicamente não correspondem mais ao esperado, como John Terry e Joselu, mas também os altos valores pagos nos atletas, como nos casos dos brasileiros, e também nos de Kylian Mbappé, Gylfi Sigurdsson e Alex Oxlade-Chamberlain.
Veja a lista das piores contratações da janela europeia da FourFourTwo:
1. John Terry (Aston Villa)
2. Paulinho (Barcelona)
3. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)
4. Pablo Zabaleta (West Ham)
5. Danny Drinkwater (Chelsea)
6. Joselu (Newcastle)
7. Neymar (Paris Saint-Germain)
8. Alex Oxlade-Chamberlain (Liverpool)
9. Anthony Modeste (Tianjin Quanjian)
10. Gylfi Sigurdsson (Everton)