A Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) participou, nesta quinta-feira (22), de reunião no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com representantes de todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além de representantes do Exército Brasileiro, para tratar sobre a segurança nas eleições.
Na ocasião, foi definido como cada força irá atuar no pleito de outubro, a fim de garantir o exercício do voto a todos os eleitores em território goiano. “Trabalharemos integrados com a Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, de forma inteligente e imparcial, para que seja uma eleição segura tanto para os eleitores como para os candidatos”, frisou o secretário da SSP-GO, Renato Brum.
Haverá, ainda, conforme o titular da pasta, um reforço na Central de Flagrantes em Goiânia e nas delegacias do interior. “A Polícia Penal, o Corpo de Bombeiro e a Polícia Técnico-Científica estarão de prontidão dentro das suas atribuições para agir de forma rápida. Além disso, a Polícia Militar estará presente em todos os colégios eleitorais, nos 246 municípios goianos, reforçando a segurança no interior do Estado”, salientou o secretário.
Anfitrião do encontro, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, assegurou que o eleitor terá condições de exercer plenamente o direto ao voto. “Teremos a presença de efetivos policiais para que não haja confrontos, ofensas e acontecimentos que possam desnaturar o processo eleitoral”, declarou.
Já a superintendente da Polícia Federal (PF) em Goiás, Marcela Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho integrado para garantir “a equidade e a integridade do processo eleitoral, que é o pilar fundamental da democracia”.