Neste domingo (24), Goiás e Vila Nova entram em campo para um duelo que vale uma vaga na decisão do Campeonato Goiano. Depois de um
empate no 1º clássico, uma nova igualdade leva a disputa para as penalidades.
De acordo com pesquisa realizada no portal Futebol de Goyaz e suas Histórias o clássico Goiás e Vila Nova já foi decidido em quatro oportunidades na disputa por pênaltis. Em todas elas, o Tigre levou a melhor.
Foram duas decisões de Campeonato Goiano: 1973 no Estádio Olímpico (3×0) e em 2005 no Serra Dourada (3×1), no último título do Vila Nova na 1ª Divisão.
Nesta conquista, o clube colorado era comandado pelo técnico Edson Gaúcho que tinha no elenco: Michel Alves, Tim, Marquinhos Paraná, Vítor, Wando, Fábio Bahia e Heleno.
As outras duas vezes que esmeraldinos e colorados se enfrentaram na disputa dos pênaltis foi no Goianão de 1995. O regulamento daquela competição determinava que com um empate cada equipe ganhava um ponto e o vencedor na disputa por pênaltis levava outro ponto. Foram dois empates e duas vitórias do Vila.
Se por um lado, o Vila Nova comemora o excelente retrospecto nas disputa por pênaltis, o Goiás pode bater no peito e dizer que nunca saiu derrotado pelo rival em jogos semifinais.
Ao todo foram cinco semifinais (1997, 2006, 2007, 2011 e 2012), em todas o Verdão avançou para a decisão passando pela agremiação vermelha.
Retrospecto Geral
– 262 Jogos
– 133 Vitórias do Goiás (412 gols)
– 61 Vitórias do Vila Nova (270 gols)
– 68 Empates