A história do retrospecto entre Vila Nova e Anápolis começou a ser escrita em 1950 quando as equipes ainda se chamavam União Operária e Araguaia. De lá para cá já foram 129 jogos com vantagem para o clube goianiense.
Dois títulos do Campeonato Goiano já foram decididos entre os dois. Em 1965 o Anápolis venceu o Vila Nova por 3×2 e conquistou seu único título estadual. O troco colorado aconteceu em 1995 com a vitória por 3×1 na final de 1995.
No último encontro a vitória foi do Vila Nova por 1 a 0 com gol do zagueiro Caíque contra. A partida foi realizada no Serra Dourada com público de 1.883 pagantes.
Comandado pelo técnico Márcio Fernandes o Tigrão jogou com Edson (Wagner Bueno); Bruno Oliveira (Leandro Bulhões), Vinícius Simon (Douglas Assis), Anderson e Patrick; Victor Bolt, Robston, Kariri, Felipe Neto e Zotte; Frontini.
O Anápolis que tinha como técnico Waldemar Lemos teve: Felipe; Marcelo, Caíque, Renato Justi e Adriano Garça; Toró, Felipe Baiano (João Neto), Claytinho e Lenílson (Pither); Douglas (Jonatan Reis) e Danilo Lopes.
Retrospecto
– 129 Jogos
– 73 Vitórias do Vila Nova Futebol Clube (201 gols)
– 23 Vitórias do Anápolis Futebol Clube (105 gols)
– 29 Empates