Só empates na história dos confrontos entre Vila Nova e Brasil de Pelotas. Empate também nos gols marcados nos cinco encontros entre goianos e gaúchos – cada equipe balançou quatro vezes as redes adversárias.
Se pudermos considerar alguma vantagem para um lado, esse lado seria colorado. O Vila Nova no Campeonato Brasileiro da Série C em 2015, após a igualdade nos dois jogos das semifinais, venceu a disputa por pênaltis (4×3), no Estádio Serra Dourada que recebeu um público de 35.500 pagantes.
Neste confronto o Vila Nova que era comandado pelo técnico Márcio Fernandes, carimbou seu passaporte para a decisão com a seguinte escalação: Edson; Vinícius Simon, Vítor e Gustavo Bastos; Marcelo (Baiano), Francesco (Mateus Anderson), Robston, Ramires e Marinho Donizete; Frontini e Moisés (Bruno Lopes).
O primeiro jogo entre Vila e Brasil aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1985 – Placar de 2 a 2 no Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS. Falcão e Heber marcaram os gols do Tigrão. Bira e Lívio anotaram para o Brasil.