No Campeonato Goiano 2016 tivemos apenas um confronto entre Goiás Esporte Clube e Anápolis Futebol Clube. O jogo foi realizado no Estádio Jonas Duarte com vitória esmeraldina pelo placar de 3×1.
Os gols do Verdão foram marcados por Carlos Eduardo (2) e Rafhael Lucas. Michel Platini fez para o Anápolis. Nesta partida o meia Wagner do Goiás foi expulso após agredir o zagueiro Leandro Euzébio.
Os finalistas do Goianão, já estiveram envolvidos em uma partida que decidiu um estadual. Isso aconteceu em 1996 no Serra Dourada, quando o Goiás conquistou o título no comando do técnico Mauro Fernandes. Vitória por 2 a 1 com dois gols do atacante Dill – Jean marcou para o Galo da Comarca.
Na oportunidade o Goiás jogou com: Kleber; Henrique (Guará), Márcio, Richard e Augusto (Ronildo); Reidner, Romeu e Lúcio; Dill, Evandro e Alex Dias (Formiga).
Já o Anápolis liderado por Homero Cavalheiro tinha: Humberto, Serginho, Paulo Sérgio, Júlio Alves e André Duarte; Júlio César (André), Anderson (Claudinho), Marco Antônio Boiadeiro e Jean; Gaúcho e Gilberto (Aélson).
Retrospecto Geral
– 135 Jogos
– 74 Vitórias do Goiás (243 gols)
– 23 Vitórias do Anápolis (110 gols)
– 38 Empates
O Goiás busca sua 26ª conquista no Campeonato Goiano. Na temporada passada a equipe bateu na decisão a Aparecidense.
O Anápolis foi campeão em 1965 diante do Vila Nova e em 1947 conquistou o Campeonato Citadino ao bater o Atlético na final – Essa competição não é oficializada pela Federação Goiana de Futebol, que reconhece o Atlético como campeão estadual da temporada.