É pequena a história dos confrontos entre Atlético e Brasil de Pelotas. O confronto desta sexta-feira (19), será o terceiro entre as duas equipes que já ficaram frente a frente em 2008 em jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série C que foi conquistado pela equipe goiana.
O primeiro duelo aconteceu no Estádio Bento Freitas em Pelotas e na oportunidade o Atlético Clube Goianiense era comandado pelo técnico Mauro Fernandes e perdeu o jogo pelo placar de 1×0.
O Dragão teve a escalação com: Márcio; Gil, Jairo (Reinaldo) e Gílson; Rafael Cruz, Romeu, Jair, Lindomar e Chiquinho; Nonato e Marcão (Rivaldo).
No dia 13 de novembro de 2008, o Atlético deu o troco com uma vitória por 2 a 0 com gols de Juninho e Wesley, com um público de 11.405 pagantes no Estádio Serra Dourada. Nesta partida o Atlético recebeu da CBF o troféu de campeão do Brasileiro da Série C.
A escalação que entrou em campo no Serra Dourada para levantar a taça teve: Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Robston, Wesley e Lindomar (Anaílson); Marcão (André Leonel) e Juninho (Reinaldo).
O Atlético foi campeão invicto e o atacante Marcão foi o artilheiro da competição com 25 gols.