Publicidade
Variedades
| Em 11 meses atrás

Retrospectiva 2023: releia as 10 notícias mais importantes do ano no Brasil

Compartilhar

O ano de 2023 para os brasileiros foi marcante por uma série de fatores: novo presidente, tentativa de golpe, mudanças climáticas, tragédias, conspirações políticas e vinda de artistas internacionais. Para relembrar algumas das notícias mais importantes do ano, o Diário de Goiás listou, em sua retrospectiva 2023, as 10 que tiveram maior repercussão no país. Confira:

Posse do presidente Lula

No dia 1º de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu terceiro mandato como presidente do Brasil. O petista desfilou em carro aberto ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e das primeiras damas, Janja e Lu Alckmin. A posse de Lula foi marcada pelo discurso emocionado e pela ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não compareceu para a troca de faixa presidencial. Em simbologia à representatividade do povo brasileiro, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa de representantes da população, coroando o momento solene.

Publicidade

Atos golpista de 8 de janeiro

No dia 8 de janeiro, uma semana após a posse do novo presidente, o Brasil parou. Bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, depredaram patrimônio público, vandalizaram e destruíram parte da história do povo brasileiro, como intenção de manifestação golpista e atentado contra o Estado Brasileiro. No mesmo dia da ação, a Polícia Federal prendeu mais de 500 vândalos envolvidos no atentado.

Publicidade

Tragédia nas terras Yanomami

No dia 21 de janeiro, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami, em Roraima. As equipes encontram uma situação de total calamidade em saúde: crianças e idosos em estado grave de desnutrição, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos. A população Yanomami foi completamente negligenciada pelo governo anterior, sem assistência em saúde e sem segurança para a exploração de garimpos ilegais, que operavam nas terras indígenas contaminando a água e o solo.

Publicidade

Denúncia de fraudes em jogos de futebol

Em 09 de março, o Ministério Público de Goiás (MPGO) denunciou, inicialmente, 16 pessoas por fraudes visando à manipulação de resultados em partidas de futebol. Entre elas, 8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais realizados em 2023. O MPGO destacou 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos e, desta forma, obter elevados ganhos financeiros. Com efeito, a Polícia Federal instaurou inquérito para investigar os indícios de manipulação dos resultados dos jogos em prol das apostas esportivas.

TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade por 8 anos

No dia 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a inelegibilidade por oito anos. Após quatro sessões de julgamento, a maioria do plenário entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A partir da decisão, Bolsonaro foi impedido de disputar as eleições até 2030.

Publicidade

Ciclone no Rio Grande do Sul

Em junho, um ciclone extratropical atingiu a região sul do país, deixando dezenas de mortos e milhares de pessoas desabrigadas. A região mais atingida foi a do estado do Rio Grande do Sul, em que os ventos fortes e a chuva intensa provocaram caos e destruição, afetando 41 municípios. Nos meses de julho e setembro, novos ciclones passaram pela região, atingindo novamente o estado, que ainda não havia se recuperado dos estragos causados pelo primeiro fenômeno. Em julho, mais de 250 mil pessoas ficaram sem energia devido aos vendavais de mais de 120 km/h. Em setembro, foram registradas 22 mortes e mais de 25 mil pessoas afetadas.

Ondas de calor

Este ano, o fenômeno El Niño castigou os brasileiros com intensas ondas de calor em diversos estados do país. As fortes ondas de calor foram registradas pela primeira vez em setembro, com temperaturas em torno dos 40ºC, principalmente em estados da região Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Nos meses seguintes, o El Ninõ voltou a afetar os brasileiros criando uma massa de ar quente e seco que impediu a passagem de outras massas de ar mais frias, o que caracteriza essa espécie de “bolha de calor”, com temperaturas extremas.

Eclipe Solar no Brasil

Em outubro, o Brasil se deparou com outro fenômeno natural cósmico: o eclipse solar anular. O eclipse pôde ser visto com maior nitidez na região Norte e Nordeste do Brasil. A última vez que um eclipse solar anular foi contemplado no Brasil foi em 1994, há quase 30 anos. Durante cinco minutos, Sol, Lua e Terra ficaram alinhados deixando um visível anel de fogo por conta da sobreposição, evento raro e lindo.

Taylor Swift no Brasil

A turnê da cantora americana Taylor Swift no Brasil foi cercada de contratempos, polêmicas e fatalidades. Já no primeiro dia de show, no Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro, os fãs enfrentaram muito calor, tumulto, filas quilométricas e a fatalidade da morte de Ana Benevides, que faleceu após uma parada cardíaca, já dentro do estádio Nilton Santos. No dia da morte de Ana, a temperatura dentro do estádio chegou a 60ºC, em meio a uma onda de calor no país. O total despreparo da equipe organizadora do evento, T4F (Tickets For Fun), que impediu a entrada no estádio com garrafas d’água mesmo com temperaturas elevadas e risco de desidratação, culminou em uma investigação da Polícia do Rio de Janeiro, após centenas de pessoas passarem mal por conta do excesso de calor e desidratação. O segundo show da loirinha também rendeu reclamações, com um cancelamento de última hora, o que fez com que milhares de pessoas se sentissem lesadas. Taylor se despediu do Brasil após realizar três shows no Rio de Janeiro e mais três em São Paulo, encerrando a The Eras Tour no Brasil no dia 27 de novembro.

Colapso da Mina em Maceió

Em dezembro, a mina de exploração de sal-gema da Braskem, em Alagoas, Maceió, entrou em colapso após anos de exploração, entrou em estade iminente de colapso. Por conta de riscos de afundamento do solo, mais de 55 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, sem nenhum tipo de assistência e indenização prévia. Vários bairros sofreram com afundamentos do solo e rachaduras nas construções devido a fragilidade causada pela exploração da substância. Maceió decretou estado de emergência, a Braskem foi multada e o governo federal entrou em ação com planejamento para prestar assistências às famílias afetadas.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.