As obras de construção do Complexo Viário situado no cruzamento das avenidas Marginal Botafogo e Deputado Jamel Cecílio, na divisa do Jardim Goiás, com o Setor Pedro Ludovico, foram retomadas. A edificação foi interrompida durante um período aproximado de 20 dias. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Mattos, houve a necessidade de remoção de comerciantes.
Segundo o secretário, três casas comerciais estavam instaladas nas proximidades do local em que estava sendo feita a escavação para colocação de uma estaca. Houve a necessidade de fazer a remoção dos comerciantes. De acordo com Dolzonan Mattos, eles estava ocupando área pública.
Além do problema da desapropriação havia ainda uma rede de esgoto da Saneago que precisava ser retirada. Dolzonan Mattos informou que tudo está bem encaminhado com a empresa e logo haverá intervenção por parte da companhia de saneamento.
“Lá nós removemos lá três casas comerciantes que estavam atrapalhando a escavação dos perfis metálicos nas estacas, temos uma rede de esgoto da Saneago de 400 milímetros, por onde passa também. Nós estamos em contato direto com a Saneago, acreditamos que logo tudo esteja resolvido”, afirmou.
Outro problema que precisou ser resolvido pelas equipes de trabalho, foi a retirada de uma rocha. A obra está em fase de escavação para colocação das estacas, com intuito de iniciar a colocação dos pilares do viaduto.
“Voltou na segunda-feira passada, foi encontrada uma rocha e teve que explodir a rocha, fazer os blocos de fundação, com os pilares, o viaduto até julho deste ano” afirmou o secretário.
O Complexo
As obras de construção do Complexo Viário foram lançadas no mês de setembro. O complexo viário inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63: o elevado, uma rotatória em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas.
A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.
Ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de um braço e uma mão, representando, simbolicamente, o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca de um violão.
O prazo de conclusão das obras é de 15 meses. Mas já no mês de julho, com dez meses de obra, a prefeitura pretende inaugurar o elevado, da Jamel Cecílio, para tentar aliviar o trânsito na região.