Foram convocados pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia, três servidores da SMT que realizaram retiradas de cavaletes em diferentes datas: André Luiz Gonçalves Azevedo, Wander Alves de Aguiar e Alfredo Luiz de Souza Júnior. Também será ouvido o ex-gerente administrativo da SMT, Alexandre da Silva Kruk.
Em depoimento no último dia 10, o chefe do almoxarifado de 2014 até o início deste ano, José Carlos Martins, afirmou que recebeu orientação de Kruk para dar entrada de cavaletes no sistema, apesar de não ter recebido o material. A alegação é de que o produto havia sido entregue em postos avançados da Secretaria ou teriam sido retirados por agentes diretamente no fornecedor, mas o servidor não garantiu que isso realmente aconteceu.
Os vereadores apuraram que a SMT pagou, entre 2015 e 2016, R$175 mil por 7.150 cavaletes, mas há evidências de que o material não foi entregue. O chefe do almoxarifado na época confirmou só ter visto 800 unidades e disse que, mesmo assim, deu entrada em 3.150 cavaletes no sistema. Sobre os 4 mil restantes, ele afirmou que sequer teve conhecimento e o produto não foi listado no sistema.
A responsável por atestar a nota desses 4 mil cavaletes foi Maria Bernadete dos Santos, também ouvida pelos vereadores. Ela foi diretora administrativa da SMT de março de 2014 a 03 de junho de 2015. Mas confirmou, durante o depoimento, que assinou o recebimento da nota fiscal quando já nem era mais funcionária da SMT.
O contrato da SMT com a JBA Comercial Ltda é o primeiro de muitos que a CEI pretende investigar. Um dos sócios da empresa e outros servidores da Secretaria também serão ouvidos nas próximas reuniões. A próxima reunião está marcada para a próxima segunda-feira (17), às 8h30min, na sala de comissões da Câmara Municipal.
Com informações da assessoria de imprensa
Leia mais
Servidores admitem irregularidades na entrega de cavaletes na SMT
Vídeo: CEI da SMT colhe depoimentos
CEI da SMT apura compra de cavaletes que não foram entregues