Em entrevista concedida nesta segunda-feira (11), o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José, afirmou que a responsabilidade pelo caminhão incendiado é da empresa contratada pela administração municipal, ITA Transportes.
“É um equipamento locado por ela [a empresa]. A responsabilidade do equipamento é encaminhado para o serviço deles e, a partir daí, nós temos a co-responsabilidade. Mas por se tratar de um equipamento particular, a empresa também tem essa responsabilidade”, disse.
Ormando José não soube explicar o motivo da explosão do veículo, apenas falou que ninguém ficou ferido. “Acredito que tenha sido algum curto que acabou incendiando o caminhão. A informação que a gente tem é de que foi muito rápido, sem dar tempo de até mesmo o motorista ter acesso ao extintor”.
Questionada a idade do veículo e se é feita a manutenção preventiva, o presidente também não sou precisar, mas acredita que o caminhão tenha entre cinco e seis anos. “Essa frota da ITA não é antiga. Se eu não estiver enganado esse caminhão deve ser de 2009, 2010. A gente entende o serviço de manutenção como um serviço bom. Eles têm uma garagem muito bem aparelhada, muito grande e manutenção preventiva adequada, eu acredito”.
Além disso, Ormando ressaltou que nunca houve um episódio assim na história da Comurg e da ITA Transportes, mas que, por ser uma máquina, o veículo está sujeito a falhas. “Isso pode acontecer, claro. É um equipamento e, como todas as máquinas, ele tem suas falhas, suas limitações. Mas não é comum. Inclusive, com esses caminhões da ITA, não temos a informação de algo parecido”, concluiu.
Um caminhão pegou fogo em uma rua paralela à Praça do Sol, na noite deste domingo (10). Segundo informações, o fogo teria começado pelo motor, que depois se alastrou por todo o veículo. Pessoas que estavam próximas ao caminho acionaram o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. O incêndio também atingiu outros quatro veículos, que estavam estacionados próximos ao caminhão.