Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Residentes começam prestar atendimentos na Maternidade Dona Iris

Compartilhar

17 médicos residentes iniciaram as atividades no Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris. Os profissionais atuarão nas áreas de ginecologia e obstetrícia, mastologia, pediatria e neonatologia. Desde a reinauguração, em junho de 2012, a Maternidade Dona Iris tem realizado uma média de 400 partos mensais, o que representa cerca de 13 bebês nascidos por dia. A chegada de mais profissionais visa reforçar o atendimento na unidade.

“São 17 residentes. Isto vem a melhorar e qualificar, ampliar os serviços aqui da unidade. Estaremos aqui com um corpo docente, de mestres e doutores que também vão auxiliar a parte acadêmica. Goiânia tem uma formação muito carente destas áreas”, descreve o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado.

Publicidade

O Programa de Residência Médica do HMDI é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM/GO) e Universidade Federal de Goiás e tem duração de dois a três anos. Os médicos receberão bolsa durante o período de realização do curso, que exige dedicação exclusiva.

Publicidade

Desde janeiro de 2016, a unidade atende as gestantes de Aparecida de Goiânia, que estão sem assistência no município em função da reforma da Maternidade Marlene Teixeira. De acordo com o secretário Fernando Machado, o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris também recebe pacientes de outros municípios do interior.

Publicidade

“Vivemos um fenômeno de fechamento de unidades no estado. Foram 70 na última década, daí a necessidade de cidades do interior enviar seus pacientes para Goiânia. Por este motivo será importante à atuação de novos profissionais na unidade”, destaca o secretário de Saúde.

Publicidade