Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Requalificação da Praça Cívica é inaugurada com a presença de 10 mil pessoas

Compartilhar

Publicidade

A Praça Cívica foi bastante ocupada na tarde deste sábado (24), em comemoração ao aniversário de 82 anos de Goiânia, como era esperado pelo prefeito Paulo Garcia. A requalificação da Praça foi inaugurada com uma série de atividades voltadas para o público. A partir das 15h, servidores municipais começaram a instalar brinquedos – dois pula-pulas, um futebol de sabão e escorregador – pipoqueiras, entre outros.

Por volta das 17h o Circo Lahetô se apresentou ao público que chegava timidamente à praça. A Orquestra Sinfônica de Goiânia também se apresentou e trouxe a contação de histórias infantil, como a do Pedro e do Lobo. Em seguida, o bispo Dom Levi celebrou uma missa católica para abençoar a solenidade.

Publicidade

Na ocasião, o bispo ressaltou a necessidade de cuidar de Goiânia e transformá-la em uma cidade sustentável, para que fique de legado aos próximos moradores. “Observamos o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. O Papa Francisco diz que devemos cuidar da nossa casa comum. Nossa casa comum é Goiânia. Queremos deixar uma cidade sustentável, com grande qualidade de vida”, afirmou Dom Levi.

Publicidade

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, que fez a segurança do local, não houve nenhuma ocorrência e o público que participou da inauguração da Praça Cívica foi de aproximadamente dez mil pessoas. A Polícia Militar e a Cavalaria também estavam presentes.

A solenidade contou com a presença do governador em exercício, José Eliton, do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, da secretária de Estado de Desenvolvimento Racial, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, Lêda Borges, do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, entre outros políticos e autoridades.

Publicidade

Ao chegar na Praça, o prefeito disse que a inauguração é motivo de grande alegria para a administração municipal, que realizou a obra em parceria do governo federal e estadual. “Penso que hoje é um dia histórico para a cidade de Goiânia. O povo da cidade de Goiânia se reapropria desse grande boulevard. Acredito que a partir de agora teremos um espaço de convivência, de manifestações culturais, populares. Um grande espaço que volta a ser a praça central de Goiânia”, destacou.

Com a requalificação, a Praça Cívica ganhou novas lixeiras, nova iluminação, novo piso – foi retirado o asfalto e colocadas pedras portuguesas em algumas partes e um piso permeável em outras –, um teatro de arena e novo paisagismo.

No entanto, a Praça não foi inaugurada com a reforma completa. Segundo Paulo Garcia, alguns itens ainda serão instalados e entregues na próxima semana. “Ainda temos algo a entregar. As fontes, que são belíssimas, foram importadas e houve um atraso na alfândega, do porto de Santos. Me parece que, em decorrência de uma operação padrão da Receita Federal, elas não estão montadas. Nós haveremos de montá-las e deverão ser entregues nos próximos dias”.

O projeto da obra foi cedido pelo governo estadual à Prefeitura, que executou a reforma com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do governo federal.

O prefeito ainda informou que, a partir da Praça Cívica, o objetivo da administração municipal é reformar todo o Centro de Goiânia. “Pretendo, nos próximos dias, encaminhar um projeto de lei [à Câmara] que vai determinar o novo ordenamento das fachadas do Centro, e a nossa intenção é implantar o que as grandes cidades do mundo todo está implantando, um fator de redução de velocidade, que permita a pedestres e ciclistas a utilizarem esse espaço central com maior segurança e frequência”.

O evento de inauguração também contou com corte de bolo, doado pelo governo estadual, que foi servido à população presente, inauguração do monumento do artista Siron Franco – que, segundo fontes, recebeu R$ 400 mil pagos antecipadamente pela obra –, show pirotécnico sem barulho e nova apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

Publicidade