Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela consultoria política Atlas mostra que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu e chegou a 58,1%. Esse é o percentual de brasileiros que avaliam a gestão como ruim ou péssima. Na última pesquisa, em abril, a desaprovação era de 49%.
As pessoas que avaliaram o governo como bom ou ótimo representam 23%, ante 21% no levantamento anterior. Aqueles que dizem que a gestão Bolsonaro é regular caíram de 28% no mês passado para 19% na pesquisa de maio.
A imagem pessoal do presidente segue com grande rejeição, embora não tenha se deteriorado como a avaliação de seu governo. Conforme a pesquisa, Bolsonaro mantém alta reprovação (65,1% agora, ante 64,4% há um mês) e sofre ligeiro aumento na aprovação (32,9% agora, ante 30,5% em abril).
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre domingo (24) e terça-feira (26), de forma online, com amostra que reflete a população brasileira adulta. Este foi o primeiro levantamento desde a divulgação do vídeo de uma reunião ministerial que aponta indícios de tentativa na troca do comando da Polícia Federal para proteger familiares.
Impeachment
O apoio ao impeachment de Jair Bolsonaro cresceu e alcançou 58% em maio, de acordo com o Atlas Político. Outros 36% dos entrevistados se disseram contra a destituição.
O levantamento mostrou ainda que 83% dos brasileiros são contrários a um eventual ditadura militar. A instauração de um regime de exceção é aprovada por 8,9% dos entrevistados.