A renovação de benefícios do Programa Bolsa Universitária (PBU), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), termina no dia 20 deste mês. Mais de oito mil estudantes já realizaram o recadastramento, de um total de 14 mil que precisam atualizar seus dados. O procedimento é obrigatório para os estudantes que já são beneficiários do programa e deverá ser feito somente on-line. Quem não renovar será desligado do Programa.
Como fazer a renovação?
Para fazer a renovação, o bolsista deve acessar o site da OVG, Portal Bolsa Universitária, Central do Aluno. O estudante deve digitar o CPF ou número da inscrição e preencher o formulário. Somente os alunos que cumpriram a contrapartida exigida pelo programa poderão fazer o procedimento.
A bolsa
O Programa Bolsa Universitária (PBU) completou no último, mês de abril, 18 anos de existência e, neste período, beneficiou 170 mil estudantes. É voltado a universitários matriculados em instituições de ensino superior privadas, situadas em todo o Estado de Goiás e parceiras da OVG. O critério socioeconômico é sempre o principal parâmetro de avaliação para a seleção dos alunos. A renda familiar máxima para concorrer à Bolsa Parcial é de seis salários mínimos e para a Bolsa Integral, de três salários mínimos.
O PBU tem 75 Instituições de Ensino Superior cadastradas, contempla estudantes de 224 municípios goianos e conta com 1.200 entidades parceiras para o cumprimento da contrapartida, uma exigência feita aos bolsistas, que passam a atuar em instituições governamentais ou não governamentais, cumprindo jornada compatível com seus horários na faculdade ou no emprego.