O Santos trabalha silenciosamente a renovação contratual do meia Lucas Lima. A reportagem apurou que o assunto, inclusive, é tratado na Espanha. O presidente Modesto Roma e mais dirigentes e advogados do clube paulista se reuniram duas vezes em território europeu com os representantes do Grupo Doyen no último mês. Novos encontros foram agendados para a Europa.
Lucas Lima não é o único assunto tratado entre eles. Leandro Damião também faz parte da conversa, mas a renovação do camisa 10 é prioridade nos encontros. Nenhuma das partes quer perder dinheiro com o fim do contrato do meia, em dezembro deste ano.
O Santos é o mais prejudicado na história, pois terá de pagar uma multa de R$ 8 milhões ao grupo de investidores a partir de novembro, como preveem cláusulas contratuais. Assim, a Doyen recupera o valor de compra, já que pagou R$ 5,5 milhões. Em contrapartida, eles também deixam de lucrar bastante com uma possível venda do camisa 10 ao exterior.
A ideia é renovar com Lucas Lima por pelo menos mais uma temporada para que todos lucrem com a venda do jogador. O clube paulista também tenta aumentar a sua porcentagem em relação aos direitos econômicos. A Doyen detém 80%, enquanto o agente Edson Khodor e o Santos possuem 10% cada um.
A diretoria santista tenta relacionar a compra de parte dos direitos econômicos de Lucas Lima com outros acordos envolvendo a Doyen: casos de Leandro Damião e as vendas de Gabigol e Geuvânio. Parte do dinheiro que o clube paulista recebeu na venda de suas renovações está depositada em juízo.
As reuniões na Espanha, onde reside um dos líderes da Doyen, servem para que as partes cheguem a um acordo. Depois que definir a situação com a Doyen, o Santos tentará avançar nas negociações com o jogador. A diretoria santista está confiante em relação a isso. Eles acreditam na palavra do meia, que disse recentemente em reunião que pretende ficar no Brasil e, de preferência, no Santos.
Lucas Lima acredita que ficará mais próximo de disputar a Copa do Mundo da Rússia em 2018 se permanecer no Santos. Somente a proposta de um grande clube europeu mudaria o camisa 10 de opinião, segundo foi informada a cúpula santista.