Dois novos lotes de vacinas contra a covid-19 chegaram a Goiás nesta quarta-feira (28). Pela manhã, desembarcou no Aeroporto Santa Genoveva uma remessa com 231.660 doses da AstraZeneca. No início da tarde, o estado recebeu 72.540 doses da Pfizer.
Somado aos lotes recebidos na terça-feira (27), Goiás recebeu nesta semana 386.460 doses de vacina.
Da remessa desta quarta, a integralidade das doses da AstraZeneca é para aplicação do reforço. As vacinas da Pfizer serão divididas entre primeira e segunda doses.
Muitos goianos estão no prazo de receber a segunda dose, daí o grande número de vacinas destinadas a este fim. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) contabiliza cerca de 170 mil pessoas que estão com o reforço em atraso.
“Seja exemplo no nosso estado, nos ajude a convencer a população. É inaceitável que Goiás ainda tenha pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose”, salientou o governador durante evento, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também alertou para a importância de a população não perder o prazo para completar a imunização com o reforço. “As pessoas devem ficar atentas e voltar aos postos para receberem a segunda dose dentro da data preconizada e informada no cartão de vacinação”, ressaltou.
Do total de imunizantes recebidos até agora, Goiás aplicou 2.957.146 primeiras doses das vacinas. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.117.326 pessoas. Com o novo carregamento, Goiás atinge a marca de 5.237.350 vacinas recebidas desde o início da campanha, em janeiro de 2021.