Ocorre na manhã desta quarta-feira (4) a desocupação da fazenda Santa Mônica. A propriedade é do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) já determinou a desocupação. Até o momento, segundo a PM, a reintegração de posse ocorre de forma pacífica. Foto: MST
Desde o final de agosto do ano passado, sem terra ocupavam o local. A coordenação do MST afirma que região afirma que 3.500 famílias estão no local, mas a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) estima a presença de 700, distribuída entre as cidades de Corumbá de Goiás, Abadiânia e Alexânia.
De acordo com chefe de comunicação da Polícia Militar, Tenente Coronel Ricardo Mendes, que está no local, cerca de 40 policiais controlam a entrada e a saída dos ocupantes da propriedade. A PM montou três postos de controle nas entradas da fazenda,
Ainda segundo a polícia, um grupo de 440 militares estão em Goiânia para poder agir em caso de resistência. Somente os batalhões especiais estão armados.
Atual líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira é da base aliada da presidente Dilma. O senador perdeu, no segundo turno, a disputa pelo governo do Ceará. Ele liderou a bancada do PMDB na Câmara, em 2003, e foi ministro das Comunicações no governo Lula, entre 2004 e 2005.
É um dos políticos mais ricos do Brasil e tem o maior patrimônio declarado à Justiça Eleitoral dentre os 169 candidatos a governador dos 26 estados e Distrito Federal. Seus bens declarados passam dos R$ 99 milhões. Desse total, mais de R$ 11 milhões são atribuídos a 94 propriedades rurais, entre elas, a Santa Mônica.