O Reino Unido começou nesta terça-feira (8) o plano de vacinação da população contra a covid-19.
O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, diz que se trata de um “momento histórico”, referindo-se à data como o “Dia V” [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial].
O Reino Unido comprou 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Como são necessárias duas doses para cada pessoa, o carregamento pode imunizar 20 milhões de britânicos. Nesta primeira fase, 800 mil doses devem estar disponíveis no país.
O país é o europeu mais afetado pela epidemia de covid-19, com 61 mil mortos e 1,7 milhão de casos da doença. O Reino Unido foi o primeiro país a autorizar o uso da vacina em massa. No sábado (5), a Rússia também começou a vacinar pessoas do grupo prioritário em Moscou.
Primeira da fila
Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira britânica a se vacinar contra a covid-19, em um hospital de Coventry, na região central da Inglaterra. Ela receberá a segunda dose em 21 dias e comemorou o fato de poder festejar o ano novo com familiares e amigos.
“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, completou. Ela fará 91 anos na semana que vem.