Publicidade
Goiânia
| Em 3 anos atrás

Regulação de hospitais estaduais em Goiânia permanece sob responsabilidade do município, decide TJGO

Compartilhar

Os hospitais da rede estadual situados em Goiânia seguirão sob regulação do município, após decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A decisão foi proferida nesta quinta-feira (30) e atende recurso da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

A decisão é do juiz Wilton Muller Salomão. Na ação, ele determinou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) se abstenha de regular os hospitais da rede em Goiânia. O magistrado argumenta que uma troca na regulação “insurgiria em insegurança aos pacientes que já aguardam a prestação do serviço social da saúde em lista de regulação efetuada pelo Município de Goiânia”.

Publicidade

O Paço ingressou com ação depois que a SES-GO decidiu regular os hospitais da rede instalados na cidade. A PGM afirmou que usuários poderiam ser prejudicados e também lembrou que há diretriz do Ministério da Saúde que recomenda a administração pelo município.

Publicidade

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que ainda não foi intimada no processo.

Publicidade

Mudança na regulação

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do dia 16 de setembro, a SES decidiu tomar a gestão e a regulação das unidades da rede estadual localizadas em Goiânia. A medida seria para garantir acesso universal e integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no território goiano.

Como o custeio dos serviços de saúde é compartilhado entre os três entes – federal, estadual e municipal -, o entendimento do colegiado foi o de que o acesso deve ser igualitário.  A SES teria a gestão e a regulação de sua rede voltada para todas cidades de Goiás, sem a intermediação da regulação de Goiânia. 

Publicidade

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems) defendeu a troca. Segundo o órgão, o acesso das cidades do interior goianos aos hospitais de referência é dificultado pela regulação na capital.

Publicidade