Categorias: Cidades

Registrados 20 homicídios em Goiânia em janeiro de 2017

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO) divulgou nesta sexta-feira (3) novo relatório sobre criminalidade no Estado. Só em Goiânia foram registrados 20 homicídios em janeiro de 2017. De acordo com o gerente do Observatório de Segurança Pública, major Geyson Alves Borba, o número é menor que janeiro do ano passado.

“A redução já vem de um planejamento desde o ano passado. Goiânia é um dos focos do combate à criminalidade, principalmente no indicador de homicídio. Aqui a gente está tratando do indicador homicídio doloso, aquele em que há a intenção de matar, onde é constatada a violência e a criminalidade propriamente dita”, explicou.

No entanto, o número de mortes na capital é de aproximadamente 34. As outras 14 vítimas, desconsiderando as 20 assassinadas, se referem a outros tipos de crime, como latrocínio, lesão corporal, homicídios culposos e mortes em confronto com a polícia.

Sensação de segurança

Para o gerente do Observatório, apesar de haver notória redução em todos os índices de criminalidade, a população ainda não se sente segura. Para que isso aconteça, são necessárias medidas implementadas pela SSPAP-GO e de outras áreas.

“A sensação de segurança é um foco a ser alcançado. Esse alcance será com medidas a longo prazo. Em um primeiro momento a gente está reduzindo a criminalidade, diminuindo os números, mas a gente sabe que o caminho é árduo. Alcançar a sensação de segurança demanda ações que ainda nem sempre são só de polícia. Às vezes existe a necessidade de outras ações conjuntas para que a gente alcance essa tão almejada sensação de segurança”, afirmou Geyson Alves Borba. 

Cidades mais preocupantes

Em 2016, todas as equipes da Segurança Pública atuaram em todo o Estado na tentativa de reduzir os índices de criminalidade e proteger a população. Porém, existem as cidades mais preocupantes. No ano passado, houve uma força-tarefa para reduzir homicídios em 20 cidades goianas.

Em 2017 também serão intensificadas ações em 20 cidades, entre elas, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. “Vamos atuar com maior em 20 cidades com maior índice de homicídios, latrocínios, roubos em geral e estupros. Isso aumenta o leque. Essas 20 cidades são responsáveis por praticamente 89% da incidência e quando se age com foco, a gente consegue reduzir os índices de maneira gradativa”, concluiu o gerente do Observatório.

Leia mais:

Thais Dutra

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024