Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Região Norte volta à situação de calamidade, e Goiás tem 17 das 18 regionais no pior cenário da pandemia

Compartilhar

Goiás voltou a ter quase todas as regionais no cenário mais grave previsto no mapa de risco da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A Região Norte, que havia avançado para o cenário crítico na semana passada, regrediu nesta sexta-feira (12) para situação de calamidade.

Com isso, das 18 regionais de saúde do estado, 17 estão na faixa de classificação mais grave, conforme os indicadores adotados pela pasta.

Publicidade

A única em situação crítica (cenário intermediário no mapa) é a Nordeste II, que abrange os municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio d’Abadia.

Publicidade

Entre os indicadores utilizados para determinar a situação da região, está o de incidência de solicitações de leitos de UTI ao Complexo Regular Estadual (CRE) nos últimos sete dias.

Publicidade

Nesse quesito, 17 regionais estão no pior cenário, apenas com a Nordeste II em situação crítica.

A taxa de ocupação de UTIs da rede estadual também está na situação mais grave em todas as regionais, exceto da Estrada de Ferro, que está em situação crítica.

Publicidade

Veja abaixo

O mapa é utilizado para determinar quais medidas os municípios de cada região devem tomar para conter a pandemia. No caso do risco de calamidade, no qual estão inseridos quase todos, é recomendado manter apenas atividades essenciais em funcionamento.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista