A região da Cidade Livre e outros 13 bairros de Aparecida de Goiânia receberam na sexta-feira, 29, a nova edição do Mutirão de Aparecida, uma iniciativa da Prefeitura que oferece mais de 100 serviços essenciais gratuitamente aos moradores. A princípio, a escola Municipal Neivio Rocha Barbosa, no Residencial Andrade Reis, foi o local escolhido para sediar os atendimentos, que continuam neste sábado e devem beneficiar mais de 60 mil pessoas.
Leia também: Prefeitura de Aparecida antecipa pagamento de setembro para servidores municipais
O Mutirão de Serviços abrange a Cidade Livre e bairros próximos como Colina Azul, Setor Serra Dourada I e II, Setor Andrade Reis, Jardim Riviera, Jardim Monte Cristo, Jardim Cristalino, Bairro Independência, Jardim dos Girassóis, Setor Marista Sul, Setor Fabrício e Jardim Monte Líbano. Além disso, o objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a uma diversidade de serviços públicos, melhorando as condições de vida da população. A ação é coordenada pela Secretaria de Ação Integrada e conta com a participação de várias secretarias e órgãos municipais.
Desde segunda-feira (25), as equipes da Prefeitura realizam serviços de manutenção e limpeza nos bairros atendidos pelo Mutirão, como troca de lâmpadas, limpeza de áreas públicas e privadas, pintura de faixas, poda de árvores, roçagem e outras ações que visam manter a cidade limpa e segura.
Agora, na sexta-feira, começaram os atendimentos como apoio jurídico, consultas oftalmológicas, ultrassonografias e os atendimentos inéditos de clínico geral e pediatria.
O Prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), destacou a importância do Mutirão para a região.
Eu já estou com saudade desta região. Passamos a semana aqui junto com os nossos secretários e lideranças atendendo as necessidades da população na parte de infraestrutura e hoje tem toda a estrutura da Prefeitura disponível a população em um único lugar. Já fica o convite para quem perdeu hoje vir amanhã pois temos atendimentos até as 13h
Vilmar Mariano
O secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, ressaltou a boa participação da comunidade. “Nós estamos vendo as pessoas comparecem em alto número e isso é um sinal claro da importância do Mutirão. Durante essa semana atendemos as demandas e hoje viemos com outros atendimentos para atender essa comunidade”, afirmou o secretário.
Leia também: Prefeitura de Aparecida sanciona lei de plano de carreira de servidores municipais
A moradora do Jardim Monte Cristo, Edineia Ferreira, aproveitou esta sexta para fazer seu exame de vista. “Estava esperando por esta consulta há bastante tempo e hoje foi rapidinho para fazer”, elogiou a moradora. Além do exame oftalmológico, ela também aproveitou o Mutirão para se inscrever nas vagas de emprego que são oferecidas pela Secretaria do Trabalho.
Ao mesmo tempo, em alusão ao “Outubro Rosa”, a AparecidaPrev também esteve presente no Mutirão, oferecendo exames de mamografia gratuitamente. A campanha que começa dia 1 de outubro tem por objetivo alertar mulheres sobre a importância do exame para a prevenção do câncer de mama.
Esta edição conta também com a castração gratuita, iniciada na última edição do Mutirão de Serviços de Aparecida. O trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e a organização Caravana AuMóvel e deve atender aproximadamente 100 animais nos dois dias. De acordo com a secretaria,a castração é destinada a cachorros fêmeas e machos caracterizados como “sem raça definida”, cujos tutores estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico).
Durante o Mutirão, a Secretaria Municipal de Educação (SME) fez a entrega simbólica de materiais esportivos para as escolas municipais. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) recebeu equipamentos para auxiliar na limpeza das unidades de ensino.
Cada escola que oferece o Ensino Fundamental vai receber um kit de material esportivo, com bolas de diferentes modalidades, cones, bombas de ar, colchonetes, coletes e petecas. Por fim, a entrega visa promover a qualidade das aulas e o incentivo ao esporte entre os estudantes.
A SME também firmou uma parceria com a SDU para repassar equipamentos adquiridos pelo Tesouro Municipal. Foram entregues 20 roçadeiras, três motopodas, 100 containers de lixo de 1,2 mil litros cada, e oito carrinhos manuais para transporte de cargas. Os equipamentos serão usados na manutenção da limpeza das áreas externas das escolas e Cmeis.
A secretária de Educação de Aparecida, Professora Idelma Oliveira, destacou a importância da parceria entre as duas secretarias e o apoio da Prefeitura. “A manutenção das áreas externas, onde também ocorrem atividades pedagógicas, é de extrema importância. Por isso, a parceria entre as duas secretarias e o apoio da Prefeitura”, afirmou a secretária.