Categorias: Mundo

Região central da Itália volta a ser atingida por forte terremoto


O centro da Itália voltou a ser atingido por um forte terremoto neste domingo (30), com um tremor de magnitude 6,6 que derrubou construções em vilarejos já danificados nos últimos dois meses.

O terremoto foi registrado às 7h40 locais (às 4h40, em Brasília), sentido também na capital, Roma, e em Florença. O metrô de Roma foi fechado temporariamente.

O epicentro ocorreu ao norte da cidade de Nórcia, a uma profundidade de 10 km. Não havia, durante as primeiras horas da manhã, informações sobre vítimas. Mas o governo italiano afirmou, em uma coletiva de imprensa, que uma “dúzia” de pessoas estavam feridas, algumas delas gravemente.

O jornal “La Stampa” noticiou o resgate de seis pessoas em Nórcia, onde a basílica de San Benedetto, do século 14, e a catedral de Santa Maria Argentea, com afrescos do século 15, ruíram.

Imagens veiculadas durante a manhã mostravam uma igreja com apenas a fachada de pé, e monges ao seu redor. Freiras foram socorridas.

A notícia preocupa o país, que em 24 de agosto foi sacudido por um terremoto de magnitude 6,2. Quase 300 pessoas morreram então, e povoados foram destruídos.

A reportagem esteve em diversos deles, e testemunhou o dano causado pelos tremores. Michele Franci, vice-prefeita de Arquata del Tronto, disse à televisão italiana que o terremoto deste domingo “atingiu as poucas coisas que estavam de pé”. “Vamos ter que começar do zero.”

Houve milhares de réplicas, desde então, duas delas especialmente fortes na quarta-feira passada (26). Esses tremores podem ter ajudado a reduzir o número de feridos, pois os moradores deixaram as suas casas na região durante a semana.

Marco Rinaldi, prefeito de Ussita, que estava dormindo dentro de seu carro, afirmou à agência de notícias Ansa que presenciou “o inferno”.

As equipes de resgate pediam, durante a manhã, que os italianos utilizassem mensagens de texto para comunicar-se com amigos e familiares nas zonas afetadas, evitando bloquear as linhas telefônicas de emergência.

HISTÓRICO

A Itália é um dos países com maior atividade sísmica em toda a Europa devido a sua posição entre duas falhas geológicas. Em 2009, um terremoto de magnitude 6,3 na cidade de Áquila deixou mais de 300 mortos.

O tremor mais letal no país desde o início do século 20 ocorreu em 1908, com estimativas de 95 mil mortos.

(Folhapress)

Larissa Laudano

Notícias Recentes

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024

Se eleito, Leandro Vilela promete implantar duas Policlínicas e ampliar o HMAP

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), destaca a saúde entre…

13/08/2024

“Faria tudo diferente”, diz Rogério Cruz sobre possível nova gestão

O candidato à reeleição pela prefeitura de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), afirma que se vencer…

13/08/2024

Alexandre de Moraes manda bloquear rede social e R$ 50 milhões do senador Marcos do Val

Ministro reagiu após senador intensificar recentemente suas críticas à Corte e a Moraes nas redes…

13/08/2024

Em SP, Caiado destaca a empresários principais ações de seu governo em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está cumprindo agenda em São Paulo durante esta…

13/08/2024

Com presença do ministro dos Transportes, construção de 6 viadutos em Formosa é autorizada

Governo federal investiu R$ 193 milhões na retomada dos seis viadutos, pontuou ministro no anúncio…

13/08/2024