Foi aprovada ontem (2) na Assembleia Legislativa de Goiás, em votação definitiva e sem emendas, protocolada sob n° 3.670/14, a Reforma Administrativa do Governo que visa extinguir secretarias e exonerar funcionários comissionados e temporários. Com a aprovação do projeto, agora ele segue para autógrafo no Palácio das Esmeraldas.
Segundo o texto, a expectativa é reduzir os gastos público na nova gestão de aproximadamente R$ 300 milhões. Está prevista a extinção de 5,4 mil cargos comissionados. Destes, 3,4 mil serão demitidos ainda em 2014. Mil cargos de chefia também serão extintos. Nas agência e empresas do Governo, 9,5 mil funcionários temporários serão desligados da administração.
De acordo com a reforma, apenas cinco secretarias estaduais não serão alteradas: Gestão e Planejamento (Segplan), Saúde (SES), Governo, Fazenda (Sefaz) e Casa Civil. As demais pastas serão agrupadas nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico; Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos; Educação, Cultura e Esporte; Segurança Pública e Administração Penitenciária; Mulher, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Trabalho.