Redes sociais mais populares da internet, Facebook e Twitter são rivais também na disputa para ser o canal oficial de grandes eventos, e o esporte tem papel estratégico nesse duelo.
As ligas profissionais dos Estados Unidos são as mais visadas. O Twitter já produz conteúdo exclusivo para seus usuários na NBA (basquete) e exibiu jogos gratuitamente da MLB (beisebol) e NHL (hóquei no gelo), em 2016.
No mesmo ano, estima-se que pagou US$ 10 milhões (R$ 32,6 milhões na cotação atual) para transmitir em sua plataforma dez partidas da NFL (futebol americano).
Em março, o Facebook assinou acordo com a MLS (liga principal de futebol nos EUA e Canadá) e com o conglomerado de mídia em língua espanhola Univision Communications para o streaming de pelo menos 22 jogos em inglês neste ano.
Antes, também fez acordo de transmissão com a MLB (20 jogos ao vivo), mostrou amistosos das seleções feminina e masculina de basquete dos Estados Unidos antes dos Jogos do Rio, em 2016, e exibiu a quase toda a temporada da liga de desenvolvimento da NBA.
A mudança do mercado já tem reflexos na publicidade. Segundo uma consultoria norte-americana, o investimento em anúncios em 2017 deve chegar a US$ 73 bilhões na internet e US$ 71 bilhões na TV nos EUA.
(Folhapress)
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