A Rede de Drogarias Santa Marta está em pleno projeto de expansão. Com a abertura de mais três unidades neste ano, a empresa vai fechar 2015 com 52 lojas, distribuídas em Goiânia (27), no interior de Goiás (9) e no Distrito Federal (16). O projeto visa chegar a 100 lojas até 2020. Neste ano, a empresa já atingiu o faturamento médio por loja igual ao das cinco maiores redes brasileiras do ramo.
Tal crescimento apoiou-se no investimento maciço em reformas, padronização e consolidação da marca, ações de marketing e abertura de mais três lojas, que serão inauguradas até o final deste mês. Amanhã, 21 de agosto, o setor Parque Amazônia em Goiânia ganha uma unidade da drogaria. Em julho foi inaugurada uma loja na Asa Norte, em Brasília (DF) e, no dia 14 de agosto, outra em Jataí (GO).
O presidente da rede Santa Marta, Ernesto Vagner Vendramini, explica que a equipe da empresa tem trabalhado para manter o faturamento e, além disso, para expandir os negócios, diante do cenário econômico atual. “É claro que a crise econômica afeta a todos, mas temos feito nossa lição de casa. A Santa Marta investe muito em treinamento e capacitação de pessoal em busca da excelência no atendimento ao cliente. Além disso, é importante ter uma gestão financeira forte para manter a rentabilidade, ter as lojas sempre bem abastecidas e ofertar bons programas de descontos e aproximar o cliente, oferecendo confiança e segurança nos produtos e serviço prestado”, afirma Vendramini. Ele ressalta ainda que, nessa conjuntura, a força da marca é muito importante, na medida em que é sempre lembrada pelas pessoas.
Mas não foi sempre assim. No ano de 2008, a Santa Marta sofreu os efeitos da crise econômica mundial e foi obrigada a reduzir seus pontos comercias em mais de 60%, passando a ter apenas 27 lojas. Além disso, precisou contratar uma consultoria especializada em reestruturação de empresas. Em 2011 a rede pediu recuperação judicial e repactuou a dívida que ultrapassava os R$ 46 milhões. Contrariando as estatísticas, a empresa conseguiu se recuperar. Conforme matéria publicada na Revista Exame, em 2013, apenas 1% das empresas que entram em recuperação judicial conseguem de fato se recuperar dando continuidade as suas atividades, as demais entram em processo de falência ou tem seus ativos vendidos. A Santa Marta encerrou seu plano de recuperação em 2014, cumprindo todas as exigências.
Premiações
Atualmente, a rede Santa Marta tem mais de 900 funcionários e atende cerca de 600 mil clientes por mês. Ao longo dos anos, tem acumulado prêmios que expressam, além de seu excelente desempenho no mercado, a responsabilidade social da empresa.
Pelo 22º ano consecutivo, a empresa recebe o prêmio POP LIST, entregue pelo jornal O Popular às marcas mais lembradas pelos consumidores goianos. Em 2008, o reconhecimento se repetiu em Brasília, quando a Santa Marta recebeu, pela décima vez, a premiação do TOP OF MIND, feita pelo Jornal de Brasília, por ser a marca mais lembrada pelos brasilienses. No mesmo ano, foi premiada pela primeira vez no POP LIST Anápolis.