As aulas na Rede Municipal de Educação retornam nesta terça-feira (23), para cerca de 37 mil estudantes das 107 unidades de ensino de Anápolis. Os servidores administrativos começaram suas atividades no dia 08 de janeiro e as equipes pedagógicas das unidades, no dia 16 de janeiro.
Segundo a prefeitura, durante esse período os profissionais se prepararam para acolher os alunos. “Com as nossas unidades de ensino preparadas para receber toda a comunidade, damos as boas-vindas aos nossos estudantes e desejamos um ano letivo de muito aprendizado, avanços e sucesso”, ressaltou o secretário municipal de Educação de Anápolis, Alex Martins.
No total, mais de 3 mil servidores da Educação realizaram formações e oficinas pedagógicas. Entre os tópicos trabalhados, destacam-se o planejamento pedagógico, a educação inclusiva e a matemática na Educação Infantil. Para os professores de Educação Física, o Programa Escola Viva preparou uma programação com oficinas teóricas e práticas sobre capoeira escolar, defesa pessoal e jogos educativos de lutas, iniciação ao futsal, handebol, vôlei, ginástica escolar e atletismo.
Com fundos provenientes do programa Anápolis Investe, as unidades de ensino do município estão recebendo reformas e ampliações. As Escolas Municipais Comendador Miguel Pedreiro, Moacyr Romeu Costa, Professora Dinalva Lopes, Realino José de Oliveira, Rodolf Mikel Ghannan, Tasso Barros Vilella e os Cmeis Dona Jandira Bretas e Rettie Tipple Batista, estão recebendo grandes intervenções para receberem os estudantes com estruturas ampliadas e acolhedoras.
O programa também tem construído novas unidades de ensino. As regiões do Pirineus e Promissão vão receber novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), enquanto o Residencial Summerville, a Vila Fabril e o Setor Industrial Munir Calixto, em breve, poderão contar com três escolas municipais que vão atender mais de 2 mil estudantes.
Para compor o quadro de professores de 2024, a prefeitura convocou no último dia 16, mais 37 pedagogos que fazem parte do cadastro reserva do concurso público de 2019. Os selecionados têm 30 dias a partir da publicação do Diário Oficial do Município para apresentarem documentação e vão atuar nas escolas ou Cmeis do município.