Representantes do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) de Minaçu participaram nesta terça-feira, 12, de uma reunião com a diretoria da Cooperativa Mista Agropecuária de Produtos Rurais de Minaçu (Cooapraçu), representantes da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), produtores, costureiras e autoridades municipais.
A criação de uma cooperativa voltada para o ramo da confecção e o debate sobre as maneiras de fomentar o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo no município foram discutidos na reunião que aconteceu no Centro Pastoral São José.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), esse setor no Brasil deve fechar o ano de 2017 com faturamento de R$ 144 bilhões, um crescimento de 5,6% em relação a 2016.
Os investimentos do setor em 2017 chegaram a R$ 1,9 milhão e foram gerados 3,5 mil postos de trabalho, totalizando 1,48 milhão de pessoas empregadas no setor.
Para o presidente da Cooapraçu, Gerônimo Ribeiro Barros Neto, a intenção é impulsionar o mercado de trabalho das confecções em Minaçu e região. “Vamos nos unir para proporcionar qualificação e condições aos trabalhadores, difundir o nosso conhecimento e incentivar os investimentos na área”, afirma.
O planejamento e a criação de novos cursos direcionados aos profissionais que atuam no segmento da confecção também fizeram parte da pauta do encontro. O objetivo da parceria é qualificar a população com cursos de educação profissional oferecidos gratuitamente pela Rede Itego e fomentar o mercado de trabalho da região.