Com objetivo de garantir a manutenção do estoque de sangue e abastecer as 223 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Hemo terá horários especiais de funcionamento neste feriado prolongado de Carnaval.
Na segunda-feira (12), os doadores que forem ao Hemocentro Coordenador, em Goiânia, ainda poderão fazer sua boa ação ao som do grupo Clube do Samba, que se apresentará na unidade a partir das 9 horas, de forma voluntária.
Por conta dos dias de folia, as unidades funcionarão em horários diferentes. Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado (10), das 8 às 12 horas. Na segunda-feira, das 8 às 18 horas, com atendimento normal aos doadores de sangue e pacientes.
Já na terça-feira (13), a unidade fechará integralmente, retornando com o atendimento normal na quarta-feira, a partir das 14 horas, para doações e atendimento ambulatorial.
As unidades do interior situadas em Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu, Quirinópolis, Catalão e Rio Verde estarão fechadas no sábado (10). Na segunda-feira, o atendimento será das 8 às 18 horas, fechando apenas na terça-feira, e retornando com o atendimento normal na quarta-feira (14/02), a partir das 14 horas.
Além disso, nos dias 11, 12 e 13/02, a Unidade Móvel da Rede Hemo estacionará em alguns pontos da capital para receber as doações de sangue (confira locais e horários abaixo). Para doar na Unidade Móvel é preciso realizar o agendamento pelo site. Os atendimentos voltam à normalidade no dia 15 de fevereiro.
Diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais relata que a Rede está em alerta por conta do período de Carnaval.
“Estamos com os estoques em segurança, mas ano após ano a gente percebe uma diminuição considerável no número de doadores nesta época do ano, que vai do Natal ao Carnaval, porque muitas pessoas estão em férias”, lembra.
Ana Cristina destaca que especialmente no feriado prolongado de Carnaval há um aumento no número de acidentes, por causa do grande fluxo de veículos nas estradas, e isso aumenta a demanda por sangue e outros hemocomponentes.
“Por conta deste cenário, a gente pede o apoio da população para que não falte sangue para quem precisar. No momento, precisamos de sangue dos tipos A e O negativo, mas todos os tipos são bem-vindos. Cada doação é essencial”, reforça.
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Voluntários que apresentaram diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após 10 dias da data de coleta do exame. Pessoas que tiveram contato com caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.
Quem desejar doar sangue na Rede Hemo tem a oportunidade de agendar a doação com antecedência pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e garantindo a segurança de todos.
A Rede de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) conta com unidade móvel de coleta de sangue que atende Goiânia e Região Metropolitana. Os atendimentos ocorrem das 8 às 16 horas. Confira onde a unidade móvel estará durante o feriado:
Goiânia
Dia 11/02 — Santuário Basílica Sagrada Família (Rua C-14, nº 155 – Vila Canaã). Contato: (62) 3942-4267. Horário: 8 às 16 horas.
Dia 12/02 — Associação Servo de Deus (Rua Santa Gertrudes, nº 329, Setor Coimbra). Agendamento: agenda.hemocentro.org.br. Horário: 14 às 18 horas.
Dia 13/02 — Associação Servo de Deus (Rua Santa Gertrudes, nº 329, Setor Coimbra). Agendamento: agenda.hemocentro.org.br. Horário: 8 às 16 horas.
Horários de funcionamento
Unidade Goiânia
Unidade Rio Verde
Demais unidades do interior (Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa, Catalão e Porangatu)