A Rede Globo de Televisão, emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo 2022, no território brasileiro, divulgou as regras necessárias para que estabelecimentos comerciais possam mostrar os jogos da competição que começa no domingo (20), no Catar.
Em locais com até 5 mil pessoas não será permitido a venda de ingressos, promoções e sorteios de brindes. A imagem da FIFA e da competição não pode ser associada a nenhuma marca fora dos patrocinadores oficiais do evento.
Confira todas as exigências
(i) não haja cobrança de ingresso, realização de promoções comerciais, sorteios ou distribuição de brindes ou qualquer outra forma de obtenção de lucro, ficando claro que os estabelecimentos podem comercializar normalmente os seus produtos durante as mencionadas transmissões;
(ii) não haja qualquer tipo de patrocínio ou publicidade relacionado a tal evento de exibição pública, sendo proibida a associação da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, da FIFA ou da transmissão da Globo com qualquer marca comercial, inclusive a do próprio estabelecimento em que ocorra a exibição, bem como a promoção de qualquer produto ou serviço, conforme determinação da FIFA;
(iii) o sinal dos jogos da Globo seja exibido ao vivo e na íntegra, incluindo todos os intervalos comerciais e anúncios de patrocínio contidos na programação dos referidos canais, começando a exibição, no mínimo, 10 (dez) minutos antes do início da transmissão dos jogos e encerrando, no mínimo, 10 (dez) minutos após o término da mesma, sendo proibida a exibição por video tape ou reprise;
(iv) o sinal da Globo não sofra qualquer alteração (seja no vídeo ou no áudio), inserção, superposição de mensagens ou marcas, corte, redução ou achatamento por qualquer meio;
(v) a exibição pública dos jogos não seja de qualquer forma associada a partidos políticos, causas políticas ou candidatos a cargos eletivos;
(vi) a exibição pública dos jogos não seja de qualquer forma associada a manifestações religiosas de qualquer natureza; e
(vii) não haja uso das marcas oficiais da FIFA, da Copa do Mundo da FIFA 2022™ (tais como, exemplificativamente, logotipos, taça, emblemas, escudos, mascotes etc.), uma vez que isso é terminantemente proibido pela FIFA.