O deputado federal Dr. Zacharias Calil, que é membro da Comissão Externa do Coronavírus, participou, nesta quinta-feira, 5, de debate sobre a necessidade de apoiar o Ministério da Saúde no pleito na Organização Mundial de Saúde (OMS) para que a classificação do novo coronavírus (Covid-19) seja elevada ao grau de Pandemia. Hoje, ela é vista como de Emergência Global de Saúde.
“Na nossa reunião fiz questão de falar sobre o caso acontecido em Goiânia, em que um viajante, vindo de Portugal, não teve a notificação de risco aceita por o país ainda não estar na lista de nações em risco, mesmo que o paciente estivesse em um avião com dezenas de outros possíveis contaminados e apresentasse os sintomas”, explica o deputado.
As observações e ponderações do Dr. Zacharias Calil fizeram com que a Comissão definisse a produção de uma moção favorável para que a reclassificação seja resolvida com mais agilidade e o ministério possa ampliar o leque de ações de prevenção ao Covid-19. Logo após a reunião, o Ministério da Saúde divulgou que já são oito casos confirmados no país e que já foram registradas duas transmissões locais da doença, no estado de São Paulo.
Devido a esses registros de transmissão interna, o Brasil já pode ser inserido na lista da OMS de países monitorados para o Covid-19. Esse agravamento da situação poderá ajudar na reclassificação para Pandemia, defendida pelo deputado Dr. Zacharias Calil.