O número de reclamações de consumidores de energia elétrica em Goiás teve queda de 45,16% em 2020, no comparativo com 2019, segundo dados do Sistema de Gestão de Ouvidoria, formado pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Enquanto no ano anterior 12.633 demandas chegaram ao sistema, no ano passado foram 6.928 reclamações.
No total, o sistema registrou uma queda de 42,15% nas solicitações dos usuários de energia elétrica de 2019 para 2020. Das 85.708 solicitações referentes a energia elétrica, 92% foram de pedidos de informações e apenas 8% foram analisadas pela Ouvidoria Setorial da AGR e pela Aneel.
De acordo com o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário de Oliveira, no quesito falta de energia a queda nas reclamações foi ainda maior, de 54,58%. “A companhia está comprometida com o Estado e os números mostram isso. Já investimos mais de R$ 3,5 bilhões nesses quatro anos, entregamos 12 novas subestações e outras 160 foram ampliadas e modernizadas. Essas obras refletem na rápida evolução dos indicadores de qualidade da empresa: de 2016 para 2021, o número médio de vezes que o goiano fica sem energia caiu pela metade. Já o tempo médio que o goiano fica sem energia teve redução de aproximadamente 45%”, comenta.
A redução das reclamações no Estado contribuiu para melhorar a posição da Enel Distribuição Goiás no ranking nacional das distribuidoras de energia elétrica mais reclamadas. Em 2019, a empresa figurou em 5º lugar, com 6,72% das reclamações. Já no ano passado caiu para a 9ª posição do ranking, com apenas 3,2% das reclamações de todo o País.