A secretária de Educação, Cultura e Esporte – Seduce, Raquel Teixeira, e o superintendente executivo de Educação, Marcos das Neves, participam de missão oficial internacional entre os dias 2 a 11 de dezembro. A delegação, composta por representantes do Instituto Unibanco e de Secretarias de Educação parceiras do Programa Jovem de Futuro, estará em Londres para uma imersão no modelo de gestão escolar inglês, que é referência em todo o mundo.  Organizada pela Gerência de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, a missão conta com o apoio do British Council. 

Além dos representantes de Goiás, foram convidados e participam da missão, a secretária de Educação do Pará, Ana Hage; a coordenadora do Jovem de Futuro no Pará, Michely Alcântara; o superintendente de Ensino do Piauí, Carlos Alberto Silva; e Rogers Mendes, coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico do Ceará.

Publicidade

A missão pretende explorar três dimensões específicas do modelo de gestão escolar da Inglaterra: a inspeção escolar, competências e requisitos para o exercício do cargo de direção e como funcionam as experiências de rede de escolas naquele país. O sistema de inspeção de escolas da Inglaterra foi apresentado por Michael Wilshaw, chefe de Inspecções do Ofsted, no Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Gestão Escolar em setembro de 2015. 

Publicidade

Assista ao vídeo (http://www.isatvideo.com.br/seminariogestaoescolar/). 

Publicidade

A delegação participará de workshops ministrados por técnicos do Ofsted – Office for Standards in Education – equipe de inspetoria das escolas, criada em 1992, responsável por zelar pelo padrão de qualidade da educação inglesa. Além disso, os participantes terão a oportunidade de visitar escolas de Ensino Médio em Londres, dentre as quais, uma escola classificada com “Academy”, grupo de escolas com maior autonomia para reverter quadros de baixo desempenho que contam, entre outras distinções, com infraestrutura renovada, inclusive um novo nome. 

Complementam a programação palestras sobre competências e requisitos para o cargo de diretor de escola, ministrada por um representante do National College for Teaching and Leadership e sobre a rede de escolas proferida por um representante do Ministério da Educação. Por último, haverá uma roda de conversa com líderes de rede de escolas e diretores. 

Publicidade

Após o retorno ao Brasil, os participantes deverão produzir relatórios com proposições para melhorar a gestão escolar à luz da experiência inglesa e apresentá-los em workshops organizados pelo Instituto Unibanco que reunirão os secretários de Educação de todos os estados parceiros do Jovem de Futuro e suas equipes no primeiro semestre de 2017. 

Os colaboradores do Instituto Unibanco que compõem a missão são Alexsandro Santos, da Gerência de Desenvolvimento e Conteúdos; Aline Andrade, da Gerência de Implementação de Projetos; Cristina Sydow, Marina Liberman e Mirela de Carvalho, da Gerência de Gestão do Conhecimento; Raíza Siqueira, da Gerência de Planejamento e Articulação Institucional, e Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. 

Publicidade