De acordo com um ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, é o décimo município brasileiro no ranking entre os piores índices de coleta de esgoto, com 24,94% da população atendida em 2016. A lista abrande os cem maiores municípios brasileiros em número de habitantes.
Os dados coletados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis), do Ministério das Cidades, que é abastecido pelas próprias operadores, apontam ainda que Aparecida está na lista dos dez piores municípios no fornecimento de água (75,97%).
Conforme publicado no jornal O Popular, a Saneamento de Goiás (Saneago), responsável pelo serviço de saneamento no município e o subdelegou para a Odebrecht Ambiental, adquirida pela BRK Ambiental, os índices já cresceram em relação a 2016. A companhia informou que a coleta de esgoto abrange atualmente 33,8% da população de Aparecida. Já em relação à água, o índice subiu para 76,9%. O estudo considera que os municípios com índice acima de 80% estão próximos à universalização.
“Por isso que nós estamos fazendo um investimento enorme ali. Água e esgoto vai ser o grande investimento de Goiás em Aparecida”, disse o presidente da Saneago ao jornal, Jalles Fontoura, admitindo que os números ainda são baixos. Segundo ele, em até três anos o município deve alcançar 100% de abastecimento de água potável e coleta de esgoto, índices que nem a capital tem.