Publicidade
Notícias do Estado
| Em 3 meses atrás

Ranking dos Governadores da AtlasIntel coloca Ronaldo Caiado em 1º lugar em aprovação geral

Compartilhar

O Ranking de Aprovação dos Governadores de 2024, da AtlasIntel, colocou o governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) em primeiro lugar, com 75% da aprovação geral. O chefe do Executivo goiano também lidera nas áreas prioritárias da gestão pública, com maior percentual de avaliações positivas na lista dos 10 melhores governadores do país.

Nas áreas de segurança pública, combate à pobreza, saúde, educação, responsabilidade fiscal e ambiente de negócios Caiado aparece em primeiro lugar, reunindo o maior percentual de avaliações de ótimo/bom na opinião dos entrevistados.

Publicidade

Ranking de aprovação geral dos governadores do país. Fonte: AtlasIntel

Aprovação na gestão pública

O maior índice de aprovação da gestão de Caiado foi na área de segurança pública, com 89% considerando ótimo/bom, o que reflete o resultado positivo em relação aos índices de criminalidade, que tiveram queda em sua gestão. Apenas 5% dos entrevistados consideram o desempenho do governador regular na área; 6% classificam como ruim ou péssimo. Já em relação ao combate à pobreza, 70% consideram a gestão ótima/boa.

Publicidade

Na saúde, Ronaldo Caiado registra aprovação de 76%, evidenciando as ações de melhoria e regionalização dos serviços de saúde no estado. Na educação, o percentual de ótimo/bom foi de 77%. Quando o assunto é responsabilidade fiscal, a aprovação chegou a 78%. Por fim, em ambiente de negócios, o governador obteve 77% de conceitos ótimo ou bom.

Publicidade

Por fim, Caiado ainda obteve desempenho expressivo em agricultura, com 81% de aprovação, segunda melhor colocação; e em meio ambiente, com 46%. O nome do governador goiano ainda aparece em quarto lugar nas áreas de moradia, urbanização e saneamento; e turismo, cultura e eventos.

O levantamento

A pesquisa AtlasIntel ouviu 29.694 pessoas em todos os estados brasileiros, entre 15 de julho a 4 de agosto de 2024. A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos, dependendo do tamanho do estado – quanto mais populoso, menor a margem de erro. O nível de confiança é de 95%.

Publicidade

Os entrevistados foram recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web, em territórios geolocalizados, por meio de diversos dispositivos, como smartphones, tablets, laptops e PCs. Essa metodologia, conhecida como Random Digital Recruitment (RDR), envolve convites aleatórios respondidos por usuários de internet durante uma navegação padrão.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.