Um quiosque do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi interditado pelo Procon Goiás por prática abusiva e coercitiva. Após denúncias de consumidores lesados, os fiscais do órgão de defesa comprovaram que os funcionários da empresa abordavam os passageiros oferecendo clube de vantagens com “pacotes de benefícios” com as empresas aéreas, que eram falsos, e fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.
O Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa em 2024 e já havia a notificado no final do mês de outubro. Os responsáveis não apresentaram documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.
Conforme relatos dos consumidores, as abordagens aconteciam próximo à escada rolante do aeroporto, por vendedores oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”.
Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1.200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato, mas foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, chama a atenção dos passageiros que transitam pelo aeroporto. “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.
Pela prática abusiva e coercitiva, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas. As tratativas comerciais não tinham um contrato de adesão com cláusulas claras, não passava informações adequadas aos consumidores, utilizavam de publicidade enganosa, além de captarem os clientes de forma abusiva. Até que realizar todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.
O Procon informa que o consumidor que se sentir lesado pode fazer reclamações ou denúncias diretamente pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).