Com o objetivo de reduzir o nervosismo dos candidatos durante o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Detran-GO passará a abrir, a partir do próximo domingo (11/12), a pista de exame de direção veicular para que os postulantes à habilitação possam conhecer o percurso das provas. AS tensão figura entre os principais fatores que contribuem para a reprovação dos candidatos durante as provas.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a medida é o pontapé inicial de uma série de ações que serão desenvolvidas a partir do próximo ano para melhorar a qualificação dos condutores. “A CNH é um diploma. Como em qualquer outro curso, a avaliação faz-se necessária, mas queremos equalizar as condições de participação, reduzindo o estresse. Isso, para que quando o candidato venha para a prova prática, ele tenha tranquilidade para aplicar o conhecimento adquirido nos Centros de Formação de Condutores”, ressalta.
A pista da sede, em Goiânia, será liberada para os treineiros de domingo à sexta-feira. Durante a semana, ela poderá ser utilizada no período noturno, das 18h às 21h. No domingo, ficará aberta de 8h às 18h. Não será cobrada taxa de utilização da pista. A medida busca humanizar o processo e permitir que o examinado aplique seus conhecimentos com maior tranquilidade.
A iniciativa do Detran é vista como um avanço pelos candidatos e parceiros envolvidos no processo de habilitação. O empresário Derli Fernandes de Oliveira afirma que, em Goiânia, os candidatos encontram uma maior dificuldade devido ao fluxo de pedestres e veículos na pista e a medida irá minimizar esse efeito.
“A gente nota que quando o aluno tem acesso ao pátio, pode treinar no percurso, quebra o gelo, e tem mais tranquilidade para fazer a prova”, diz o proprietário do CFC Mônaco.
A coordenadora do Setor de Psicologia do Detran-GO, Lorenna Torres, apoia a iniciativa. “Quando o candidato já passou por uma experiência, quando conhece a pista, a probabilidade dele errar é menor, pois há o fator confiança envolvido”, explica a psicóloga. Para ela, medidas simples como essa são capazes de gerar mudanças de comportamento positivas.
Cerca de 80% dos candidatos que não passam na prova de direção veicular, são reprovados ainda dentro do pátio, onde enfrentam o teste de baliza, rampa, faixa de pedestre, conhecimento de sinalização horizontal, vertical e semafórica. “Queremos que os candidatos criem intimidade com essas ferramentas e conheça as peculiaridades da pista antes de vir para o exame”, pontua Manoel Xavier.
Agendamento
Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão agendar a utilização do espaço com antecedência. Inicialmente, ele ocorrerá na Gerência de Habilitação do Detran-GO, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A distribuição das vagas será feita por escala de CFC. Posteriormente, será disponibilizado o agendamento eletrônico, via sistema. O valor da aula continuará o mesmo já praticado pelo CFC, sem adicionais.