Publicidade
Política
| Em 4 meses atrás

“Queremos abrir portas para a saúde pública”, diz Gomide em propaganda eleitoral de Anápolis

Compartilhar

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Anápolis, Antônio Gomide (PT), reiterou, em programa eleitoral, o seu compromisso com a saúde pública da cidade. A expectativa, conforme o exposto, é ampliar o atendimento no município.

“Saúde é um grande problema, hoje, na cidade”, frisou Gomide, com a afirmativa de ser necessário o retorno de unidades com atendimento ininterrupto. Segundo o candidato, o UPA de Anápolis, construído há cerca de dez anos, encontra-se “colapsado”.

Publicidade

Dentre as propostas citadas, está a criação do Hospital Municipal, com a abertura de um pronto-socorro com portas abertas 24 horas, convênios com hospitais, além da instalação de outras unidades de saúde na cidade. “Queremos fazer mais: em vez de fazer apenas o Cais da Mulher, nós agora queremos fazer a maternidade pública. E já está carimbado recursos do governo federal para fazer policlínicas”, relatou Gomide, com a afirmativa de querer “abrir portas para a saúde pública” em Anápolis.

Publicidade

“Dói ver a situação a que chegamos, com hospitais fechados, pacientes tendo que ser levados para outras cidades, profissionais de saúde sendo perseguidos, muitas vezes trabalhando sem receber. Resolver essa situação será a minha prioridade número um”, ressaltou o candidato e ex-prefeito da cidade, em publicação nas redes sociais.

Publicidade

Dentre as propostas de saúde apresentadas por Gomide, também estão: a ampliação de profissionais e a melhoria da infraestrutura da rede de saúde para facilitar o acesso dos anapolinos aos serviços do SUS; fortalecimento do Caps; farmácia popular municipal com quatro unidades; a criação de dois novos Upas e quatro UBSs; dentre outras.

Relatório

Publicidade

Conforme apontado em relatório do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), que expõe o percentual do orçamento investido em saúde pelos municípios goianos, o investimento de Anápolis na saúde apresentou declínio nos últimos três anos, passando de 28,76%, em 2021, para 28,45% em 2022 e 25,76% em 2023. O investimento mínimo, segundo o TCM, é de 15%, sem valor máximo definido para tal empenho.

Concurso público

Também por meio das redes sociais, Gomide afirmou que, se eleito, ampliará o número de concursos públicos, com a abertura de mais vagas, sobretudo para a saúde pública, “garantindo um atendimento de qualidade para todos”.

Publicidade