Quatro das cinco salas de cinema existentes no CineX ficaram completamente destruídas após o incêndio que aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), no Setor Central de Goiânia. A galeria, inaugurada em janeiro, está situada no antigo Banana Shopping, e estava sendo preparada para se tornar um grande centro cultural da capital.
De acordo com a assessoria do local, o fogo teria começado por volta das 16h. Equipes que trabalhavam no CineX notaram a fumaça e, logo, o alarme de incêndio tocou. A brigada de incêndio foi acionada pelos profissionais presentes na galeria, que imediatamente foi esvaziada por colaboradores, lojistas e clientes, como forma de prevenção. Ninguém se feriu.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) também foi acionado e chegou, de acordo com a assessoria do CineX, em cerca de 10 minutos para combater as chamas. Entretanto, o fogo se alastrou rapidamente e o incêndio só foi totalmente controlado por volta das 22h, com o trabalho de 11 viaturas, que utilizaram aproximadamente 60 mil litros de água.
O comandante do 1º Batalhão, Carlos Alberto Cardoso, informou que as chamas ficaram concentradas no terceiro andar do prédio. Segundo o profissional, o sistema preventivo fixo do local não funcionou e isso dificultou o trabalho das equipes. A causa do incêndio ainda não foi identificada.
O CineX sediaria, a partir da próxima sexta-feira (8), a 14ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”. O evento, entretanto, precisou ser adiado, sem definição de nova data. O próximo passo, de acordo com a assessoria, é avaliar os danos e verificar o que pode ser feito para uma breve retomada do local, que ainda encontra-se isolado, devido à fumaça e fuligem.
Para liberação do prédio, é preciso, ainda, de acordo com o CBMGO, a realização de uma nova vistoria. Ficaram preservadas, segundo a assessoria do CineX, uma sala do cinema e os espaços de bomboniere, café, cervejaria e toda a parte da praça de alimentação e varanda do local.