A programação do Cine Cultura traz nesta semana quatro estreias, a partir desta quinta-feira (8). Os destaques são Beduíno, novo filme do premiado cineasta brasileiro Julio Bressane, estrelado por Alessandra Negrini, e Animal Político, do diretor Tião, obra que se distingue por ser protagonizada por uma vaca em crise existencial. Também serão exibidos Vermelho Russo, de Charly Braun, e Além das Palavras, de Terence Davies.
A primeira produção que entra em cartaz na grade é Vermelho Russo, cujo roteiro mistura documentário e ficção. A trama fala das aventuras de duas atrizes brasileiras que decidem se mudar para Moscou para estudar o célebre método de atuação do russo Constantin Stanislavski. Na capital russa, envolvidas com um diretor de teatro e em um complexo triângulo amoroso, as duas amigas precisam descobrir como superar suas diferenças dentro e fora dos palcos para que possam sobreviver em um país diferente.
Na sequência tem Além das Palavras, que traz a história da poeta americana Emily Dickinson. O longa relata desde os primeiros dias da jovem estudante até os últimos anos, sendo uma artista reclusa e não reconhecida.
Considerado pela crítica uma das melhores obras de Julio Bressane, o filme Beduíno mostra um curioso casal de dramaturgos que leva a vida através da arte, onde cada um dos atos das suas existências representam certa conexão entre a vida real e o que é encenado. Com repetições e múltiplas representações entrelaçadas, dentro de um cenário de luz e sombras, a esperança e o desespero se misturam.
Em Animal Político, primeiro longa-metragem realizado pelo cineasta Tião, o roteiro é excêntrico, já que tem um personagem atípico: uma vaca. Filmado na cidade de Pernambuco, a trama traz as peripécias de uma vaca em crise existencial. Em janeiro de 2016, o filme participou do Festival de Roterdã, na Holanda, um dos principais da Europa.