Goiânia já tem quase 32 mil adolescentes com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Segundo dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 31.872 pessoas com idade de 12 a 17 anos iniciaram o ciclo vacinal.
Os dados correspondem ao fechamento de segunda-feira (4). A capital tem 129.581 adolescentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, o número de jovens vacinados é equivalente a 24,6% dessa população.
A vacina para este público é da Pfizer e começou a ser administrada há 18 dias em Goiânia. Segundo a SMS, os dados da vacinação dos adolescentes são satisfatórios. “É de se comemorar o avanço da vacinação em Goiânia. Estou muito feliz porque já estamos conseguindo imunizar uma família inteira, como, por exemplo, dos filhos aos bisavôs”, diz o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso.
Nesta terça-feira (5), a aplicação da primeira dose permanece nos nove pontos e todas as vagas disponíveis já foram preenchidas em agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia. Novas vagas são abertas de acordo com a disponibilidade de imunizantes da Pfizer.
“Os adolescentes têm se adaptado muito bem ao agendamento e a taxa de desistência ou cancelamento é quase nula”, comenta o titular da SMS, Durval Pedroso.
A capital vacinou 976.543 pessoas de 18 anos ou mais com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Isso equivale a 83,53% da população adulta. Há 614.501 imunizados com a segunda dose e, dessas, 27.178 receberam a dose única e equivale a 52,56% da população adulta. A cidade também tem mais de 1 milhão de vacinados.
Até esta terça-feira, 12.913 pessoas receberam a aplicação da terceira dose na capital.