Publicidade
Saúde
| Em 8 meses atrás

Relatório aponta que quase um terço dos alimentos industrializados tem sódio em excesso

Compartilhar

A Anvisa divulgou um relatório que revela que cerca de 28% dos alimentos industrializados monitorados entre 2020 e 2021 não alcançaram as metas de redução de sódio estabelecidas, ou seja, possuem o elemento em excesso. Entre as categorias críticas estão biscoitos salgados, bolos prontos sem recheio e hambúrgueres.

O relatório também destaca os progressos observados em algumas categorias, como biscoitos doces tipo maria e maisena, enquanto ressalta as dificuldades enfrentadas em outras, como caldos em pó e cubo e temperos.

Publicidade

Além disso, a Anvisa também analisou o teor de açúcares em alimentos industrializados no ano de 2021, constatando que a maioria das categorias estava dentro dos limites definidos. No entanto, biscoitos doces sem recheio e biscoitos tipo wafer foram identificados como não estando em conformidade com as metas estabelecidas.

Publicidade

O relatório ressalta a importância de políticas públicas eficazes para a redução do consumo de açúcares e a promoção de uma alimentação saudável, destacando a necessidade de implementação de estratégias educativas, regulamentação e fiscalização. O monitoramento desses alimentos foi conduzido de forma colaborativa pela Anvisa e vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Publicidade

Vale ressaltar que, conforme apurado por inúmeras pesquisas e, o sódio em excesso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo: pressão arterial elevada (hipertensão), risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, doença arterial coronariana, além de retenção de líquidos no organismo, o que pode resultar em inchaço, especialmente nas mãos, tornozelos, pernas e abdômen.

Por isso, especialistas recomendam manter o consumo de sódio dentro dos limites recomendados para promover a saúde cardiovascular e geral, que, na média, é de 2,3 gramas por dia para adultos saudáveis. Mas é muito variável para cada um e a indicação é que a pessoa procure por um médico. Isso geralmente envolve reduzir o consumo de alimentos processados, fast food e alimentos ricos em sódio, e optar por opções mais saudáveis e naturais.

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.