Saúde

Relatório aponta que quase um terço dos alimentos industrializados tem sódio em excesso

A Anvisa divulgou um relatório que revela que cerca de 28% dos alimentos industrializados monitorados entre 2020 e 2021 não alcançaram as metas de redução de sódio estabelecidas, ou seja, possuem o elemento em excesso. Entre as categorias críticas estão biscoitos salgados, bolos prontos sem recheio e hambúrgueres.

O relatório também destaca os progressos observados em algumas categorias, como biscoitos doces tipo maria e maisena, enquanto ressalta as dificuldades enfrentadas em outras, como caldos em pó e cubo e temperos.

Além disso, a Anvisa também analisou o teor de açúcares em alimentos industrializados no ano de 2021, constatando que a maioria das categorias estava dentro dos limites definidos. No entanto, biscoitos doces sem recheio e biscoitos tipo wafer foram identificados como não estando em conformidade com as metas estabelecidas.

O relatório ressalta a importância de políticas públicas eficazes para a redução do consumo de açúcares e a promoção de uma alimentação saudável, destacando a necessidade de implementação de estratégias educativas, regulamentação e fiscalização. O monitoramento desses alimentos foi conduzido de forma colaborativa pela Anvisa e vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Vale ressaltar que, conforme apurado por inúmeras pesquisas e, o sódio em excesso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo: pressão arterial elevada (hipertensão), risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, doença arterial coronariana, além de retenção de líquidos no organismo, o que pode resultar em inchaço, especialmente nas mãos, tornozelos, pernas e abdômen.

Por isso, especialistas recomendam manter o consumo de sódio dentro dos limites recomendados para promover a saúde cardiovascular e geral, que, na média, é de 2,3 gramas por dia para adultos saudáveis. Mas é muito variável para cada um e a indicação é que a pessoa procure por um médico. Isso geralmente envolve reduzir o consumo de alimentos processados, fast food e alimentos ricos em sódio, e optar por opções mais saudáveis e naturais.

Com informações da Agência Brasil

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024