É noite de final na Copa do Brasil. Na Arena da Baixada, Athletico Paranaense e Internacional disputam, nesta quarta-feira, o primeiro jogo da grande decisão. A bola rola às 21h30 em Curitiba para a partida que abre o duelo.
Os donos da casa chegam cheios de moral para esse jogo, principalmente por estar diante de sua torcida. Se o Athletico conseguiu chegar até a final, muito se deve pelo seu forte desempenho dentro de casa. Desde que entrou na competição, a partir da Taça Libertadores, o Furacão ainda não perdeu em casa.
Em três jogos, foram um empate e duas vitórias. A última delas, por sinal, de maneira heroica. Depois de perder por 2 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre, o Rubro-negro devolveu o placar em Curitiba e levou a classificação nos pênaltis.
Essa será a segunda final de Copa do Brasil da história do Athletico, mas a primeira a ser disputada na Arena da Baixada. Na outra vez em que chegou tão longe, o Furacão teve que enfrentar o Flamengo na Vila Capanema, também em Curitiba, e acabou como vice-campeão contra o Flamengo. O Athletico é o atual campeão da Copa Sul-Americana, o seu primeiro título continental, conquistado na mesma Arena da Baixada.
Campeão da Copa do Brasil em 1992, o Internacional busca a sua segunda taça do torneio mais democrático do país. A última aparição do Colorado na final foi em 2009, quando os gaúchos caíram diante do Corinthians. Essa é a primeira vez que o Inter chega à final da Copa do Brasil desde que a competição assumiu seu atual formato, em 2013.
E se o Athetico tem um bom retrospecto dentro de casa, o Inter também não é um dos visitantes mais agradáveis de se receber. Nesta edição da Copa do Brasil, foram duas vitórias e apenas uma derrota jogando longe de seus domínios. Paysandu e Cruzeiro sofreram com a força do Inter fora de casa.
Uma das principais esperanças do Colorado para voltar a surpreender fora é o atacante Paolo Guerrero. O peruano é o artilheiro da Copa do Brasil, com cinco gols marcados. No duelo contra o Cruzeiro, pelas semifinais, fez a diferença. No jogo de ida, cobrou a falta que originou o gol de Edenílson e, no Beira Rio, marcou dois gols no triunfo por 3 a 0.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira (18), no Estádio do Beira Rio, em Porto Alegre, também às 21h30.